12 de fevereiro de 2016

Pudim de Cenoura

Olá Mary & Mom,

os meus cursos de cozinha vegetariana e macrobiótica e a minha vontade de preparar sobremesas mais saudáveis e com menos açúcar levou-me a recuperar a receita dos pudins de fruta que tantas vezes comi na cantina macrobiótica da Universidade de Lisboa.

 A confecção destes pudins é muito simples, são estritamente vegetarianos, sem nada de açúcares refinados e muito maleáveis, permitindo uma infinidade de combinações.

 Trata-se tão somente de gelificar um puré ou um sumo de um ou mais frutos e legumes com um pouco da alga agar-agar, finalizando com um toque de geleia de arroz para adoçar.

Ingredientes para 5 a 6 pudins:
  • 6 cenouras médias
  • 4 maçãs
  • geleia de arroz (ou de milho, de mandioca, agave ou mel, conforme a preferência )
  • 1 colher de sopa de agar-agar
  • água da cozedura (das cenouras e maçãs) quanto baste para 1L

Modo de Fazer:




1) Descascam-se as cenouras e as maçãs e cozem-se ao vapor. Podem cozê-las da forma tradicional se não tiverem nenhum dispositivo para cozer a vapor.


2) Demolha-se o agar-agar num pouco de água fria durante cerca de 10 minutos e reserva-se.

3) Quando as cenouras estiverem macias colocam-se num copo medidor, juntamente com as maçãs, e reduzem-se a puré.


4) Acrescenta-se ao puré um pouco da água de cozedura até perfazer 1 L e passa-se novamente com a varinha mágica para homogeneizar.

5) Leva-se o puré ao lume com o agar-agar e deixa-se ferver durante 5 a 10 minutos, mexendo de vez em quando para misturar bem e não colar no fundo. Apaga-se o lume.

6) Entretanto barra-se o fundo e as paredes de 5 ou 6 forminhas de pudim com a geleia de arroz (podem usar taças de sobremesa) e verte-se lá dentro o puré.

7) Leva-se ao frigorífico até solidificar.

Para servir basta descolar os pudins das forminhas com a ajuda de uma faca e desenformar num pratinho. Os mais gulosos podem cobrir com mais uma colherada de geleia de arroz.

Bom apetite,
Sophia.

Sem comentários:

Enviar um comentário