8 de dezembro de 2015

Empadas de Espinafres com ou sem Atum e uma ajudante AWS



 Hi Mary e Sophia,

Dei os primeiros passos em muitas das coisas, que faço hoje, quando era criança porque a minha mãe me deixava participar e me envolvia nos seus afazeres. 
Por isso habituaram-me a olhar e perguntar para saber como é que qualquer coisa se fazia na expetativa de poder replicar alguma vez.

Em muitas dessas atividades não fiz mais que dar esses primeiros passos e guardá-los na memória.

À medida que fui "crescendo", vocês conviveram com o facto que eu tinha a mania que sabia fazer tudo, de tal ordem que se generalizou  cá em casa uma boca que é "quando eu estou, não é preciso o google"...
Tenho a certeza que se não me tivessem permitido mexer em tudo não saberia metade do que sei hoje.

Hoje cada oportunidade de deixar a minha neta mais velha mexer em tudo é uma redenção para o meu pecado de não ter tido tempo de vos deixar a vocês, minhas filhas, fazer o mesmo.

- Avó posso estragar esta massa?
- Hoje é para trabalhar a sério. Primeiro escreves a receita, depois amassas comigo e pintas os pastéis, certo?
- Para que lado é o  F, Avó? E o S? Vê lá se o "1" é assim. Como é que se faz um sete? Posso desenhar estrelas e empadas?

Ingredientes para rechear 18 empadas:

  • 1 molho grande de espinafres (+- 750g)
  • 5 dentes de alho picados
  • 1 dl de azeite
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • pimenta ralada
  • 360g. de atum de conserva (3 latas pequenas, substituíveis por 200g de cogumelos laminados)
  • 2 embalagens de natas (preferencialmente de arroz)

Preparação do recheio


  1. Cortar as pontas dos caules e colocar os espinafres de molho em água fria enquanto se prepara a massa para as empadas.
  2. Ferver os espinafres durante 4 minutos até reduzirem de volume, escorrê-los e cortá-los finamente sobre uma tábua de cozinha
  3. Numa frigideira grande cozinhar os alhos no azeite, adicionar-lhe o atum bem desmanchado e os espinafres bem espremidos. Finalmente misturar as natas e deixar secar um pouco para que o recheio não pingue líquidos. 
  4. Deixe arrefecer antes de rechear as forminhas de massa.
Ingredientes para a massa:
  • 500g de farinha sem fermento
  • 1 ovo + 1 gema (para pintar as empadas)
  • 75g de banha
  • 1 caneca de água morna onde se dissolveu uma colher de chá de sal


Preparação da massa

  1. Fazer um monte de farinha numa taça. Desfazer a banha com a mão.
  2. Adicionar 1 ovo e misturá-lo muito bem. Iniciar a adição de água com o equivalente a uma chávena de café e amassar.
  3. Continuar a adicionar a água, às colheradas, até perceber que já não há farinha seca mas massa.
  4. Amassar energicamente sobre uma superfície até que a massa deixe de se colar às mãos.
  5. Envolver a massa num filme de cozinha e deixá-la repousar por 1 hora, enquanto se prepara o recheio.

Execução das empadas

  1. Dividir a massa em 6 porções aproximadamente iguais e trabalhar uma de cada vez.
  2. Amassar muito bem cada bocadinho e estender com o rolo para que a massa fique relativamente fina (2mm)
  3. Com ajuda de duas taças, uma maior que a outra, coute um círculo grande para preencher a forminha e outro menor para tapar depois de a encher com o recheio.
  4. Pintar a tampa com uma gema batida e levar a cozer aproximadamente 40 minutos a 180ºC (calor por cima e por baixo, com ventilação).
Obrigada pela ajuda meu amor.
Love,
Mom





Sem comentários:

Enviar um comentário