1 de fevereiro de 2015

Lulinhas Fritas n'O Poço da Serra




Olá Mary & Mom,

quando eu vivia no Algarve costumava ir comer a um pequeno restaurante escondido na serra de Monchique, na estrada de Sabóia, chamado O Poço da Serra. A comida caseira, bem confeccionada, serviço simpático e uma salamandra que aquecia a alma tornavam aquele sítio aconchegante e apetecível para uma refeição nas noites frias da serra.
 Cavalas alimadas e reuniões secretas, lulinhas fritas e gargalhadas e, às vezes, uma açorda de alho para matar as saudades do meu Alentejo. Um dedalinho de melosa para acabar a refeição.
 Hoje trago-vos um dos meus pratos favoritos d'O Poço da Serra - as lulinhas fritas à algarvia - que me faz ir lá sempre que volto a Monchique.
 Não vos posso garantir que a receita seja exactamente esta, mas para já serviu-me para matar as saudades de um dos meus sítios favoritos do mundo, a minha segunda terra: Monchique.


Ingredientes:

  • 1 kg de lulas (se usarem lulas congeladas descongelem-nas previamente)
  • 80 a 100 mL de azeite 
  • 3 dentes de alho, finamente laminados
  • 2 folhas de louro
  • 150 mL de vinho branco 
  • um molhinho de salsa
  • meia colher de chá de pimentão doce

Modo de Fazer:

1) Aquece-se o azeite com os alhos e o louro e fritam-se nele as lulinhas.
2) Acrescenta-se o vinho, o pimentão doce e a salsa picada e deixa-se apurar.
3) Este prato não carece geralmente de sal, mas antes de apagar o lume provem o molho e decidam se é ou não necessário acrescentá-lo.

Serve-se com legumes cozidos (batata, cenoura, brócolos) ou batata frita e salada de alface.
Bom apetite,
Sophia.




3 comentários:

  1. Esa salsita que le queda por encima pinta deliciosa
    Buen fin de semana
    Muas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jaajjjjaj yo no he puesto eso, que ha pasado?????
      Quería decir la salsa que tienen los calamares se ve deliciosa

      Eliminar
    2. Gracias! É muito saboroso e fácil de fazer.
      Um beijinho. ;)

      Eliminar