4 de junho de 2014

Choquinhos à Pereira


Olá Mary & Mom,

havia em Beja (espero que ainda haja), ali para os lados do castelo, um pequeno café arraçado de tasca onde se serviam petiscos e copos de vinho, pertença de um senhor chamado Pereira.
 Nos meus tempos de estudante era lugar de eleição para jantar ao Sábado à noite, antes de ir para a night e começar logo a aquecer os espíritos. Em dias de bola nem se arranjava lá mesa!
 Tanto foi, tanto foi que o pequeno espaço teve que se alargar para o terraço e depois para a sala de arrumos. As mesas todas umas em cima das outras com o cotovelo a bater nas costas do vizinho.
Sem carta fixa - os pratos do dia apontados à mão num bocado de toalha de papel - mas então... era o melhor sítio. Para quem não come carne, nem sempre assim seria, mas alguma coisa sempre se desenrascava e o vinho lá ia compensando a "carta" mais virada para os petiscos de "carnívoros".
 O senhor Pereira é um homem baixinho e redondo, a puxar para o calvo - tudo o que se pode imaginar de um típico dono de café bem português. Sempre a mandar vir com os fregueses do costume. Toda a família a ajudar a dar despacho nos dias de maior afluência.
 Tenho saudades de lá ir tirar o petisco.
 Um dia comi lá uns "choquinhos à Pereira", não sei se feitos por ele próprio ou mais propriamente pela sua mulher que era quem dava conta da cozinha, e também não sei se será exactamente esta a receita, mas suspeito que não deve ir muito ao lado. De qualquer das formas tenho que lá voltar um dia destes.

Ingredientes:

  • 700g de chocos limpos, congelados, 20/40
  • 1 molhinho de coentros
  • 1 colher de chá de pó de caril
  • 1 malagueta seca
  • 3 dentes de alho
  • 60 a 90 mL de azeite
  • sal grosso q.b. (pode não ser necessário)


Modo de Fazer:

  1. Aquecer o azeite com os 3 dentes de alho esmagados, com a pele.
  2. Acrescentar os choquinhos e deixar aquecer no tacho destapado.
  3. Quando estiverem parcialmente descongelados, destapar o tacho e acrescentar o caril e a malagueta e deixar cozinhar durante cerca de 15 minutos.
  4. Quando os choquinhos estiverem quase prontos acrescentar os coentros e rectificar o sal, se necessário.
Marcham bem acompanhados de batata cozida ou de batata doce frita e grelos salteados.
Bom apetite,
Sophia.

2 comentários:

  1. Parece muito apetitoso
    Passatempo no blog http://www.sweetmykitchen.com/2014/06/passatempo-olha-o-peixinho-fresquinho.html

    ResponderEliminar
  2. É muito saboroso, Marisa Valadas. Experimenta. :)

    ResponderEliminar