15 de novembro de 2013

Pudim de Castanhas




Hi Mary & Sophia,

Chegou-lhe o outono à cozinha. Ouve-se o vento já frio a despentear os pinheiros.
Há folhas  secas das tílias, romãs, diospiros e marmelos na mesa e no chão.
O forno é um apelo. Tudo quentinho à volta, um conforto.
Farinha, pão, bolos e pudim das castanhas que o outono lhe trouxe.

Ingredientes:
  • 800g de castanhas cozidas e peladas (usei congeladas)
  • 300g de açúcar + 50g para caramelização
  • 75g de manteiga
  • 3 ovos
  • 0.25L de leite
  • 1 vagem de baunilha

Preparação:
  1. Cozer as castanhas com água e sal até ficarem macias e desfazíveis;
  2. Escorrer-lhes a água e passá-las a puré, no passevite ou com a varinha, enquanto mornas e reservar;
  3. Ferver o leite com a vagem de baunilha e, uma vez retirado do lume, adicionar-lhe a manteiga e o açúcar;
  4. Verter o leite sobre o puré das castanhas e misturar bem;
  5. Separar as claras para bater em castelo das gemas que são adicionadas à massa em preparação;
  6. Finalmente envolver as claras em castelo à massa;
  7. Deitar as 50g de açúcar na pudineira e pô-la ao lume até o açúcar derreter totalmente, revirando-a par um lado e para outo para caramelizar toda a superfície;
  8. Verter a massa na pudineira e levála a cozer durante 60 minutos ao forno a 170ºC;
  9. Desenfomar depois de frio e decorar com apontamentos coloridos de fruta ou flores.

Bom apetite ;)
Mom

6 comentários:

  1. Deve ser tão bom, este pudim. ;) Adoro castanhas e tudo o que leve castanhas e adorava provar uma bela fatia deste pecado. ;)
    Bom fim de semana. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou belíssimo, Célio Cruz, mas eu sou suspeita...
      A textura ficou entre a de um pudim e a de um bolo, bom para sobremesa ou para o lanche.
      Faz favor de experimentar.

      Eliminar
  2. Que lindo pudim...e com um aspecto bem apelativo!!!
    Eu também adoro todas as sobremesas que levem castanhas...e este teu pudim até já me faz lembrar a época do Natal!!!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Angelina Lopes!
      Acho que são os gominhos de framboesa que lhe dão este ar natalício. :)
      Ficou saboroso e original. Acho que vale a pena experimentar.

      Eliminar
  3. Que verdadeira tentação... quero muito!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana!
      Faz favor de experimentar. Eu fiquei fã.

      Eliminar