2 de setembro de 2013

Sopa Fria de Beterraba


Olá Mary & Mom,

embora eu goste de comer sopa todo o ano, todos os dias, na verdade, com estes calores nem toda a família concorda comigo. É preciso então arranjar recursos para dar sopa que agrade a todas as bocas.

 Esta sopa foi inspirada numa receita que encontrei já há tempos numa pequena publicação, ou talvez num folheto de supermercado... Já não consigo precisar. Registei-a no meu livrinho de cozinha e adaptei-a à minha condição de semi-vegetariana.
 Eu como-a bem gelada e o resto da família prefere-a morna, quase fria.
 Vale por ser deliciosamente diferente e por ter a virtude de nos permitir comer sopa no pino do Verão.

Ingredientes:

  • 500g de beterraba
  • 2 batatas
  • 1 courgette grande
  • 2 cebolas
  • 2 colheres de sopa de manteiga mais um fio de azeite (ou só azeite, se preferirem)
  • 2 dL de natas + 1 iogurte grego natural, sem açúcar ou 3 dL de natas de soja ou 3 dL de iogurte grego natural e sem açúcar
  • 0,5L de caldo de legumes (caseiro ou feito com um cubo de caldo instantâneo)
  • sumo de 1 ou 2 limões
  • sal
  • pimenta


Modo de Fazer:


1) Picam-se as cebolas, ou cortam-se às rodelas e cozinham-se na panela de pressão aberta, em lume muito brando, com a manteiga e o azeite, de modo a que não fritem.

2) Acrescentam-se as beterrabas e as batatas, descascadas e cortadas aos cubos e a courgette lavada e cortada aos cubos.

3) Acrescenta-se o caldo de legumes, tapa-se a panela de pressão e deixa-se cozer. Fica na panela até esta começar a assobiar, apaga-se o lume e deixa-se na panela fechada até esta não ter mais pressão.


4) Quando a panela tiver perdido toda a pressão abre-se a tampa e reduz-se a puré com a varinha mágica.


5) Tempera-se o creme com sal e pimenta, sumo de limão, as natas e o iogurte. Passa-se novamente com a varinha mágica para homogeneizar.

6) Leva-se a sopa ao frigorífico e serve-se bem fria.


Bom apetite,
 Sophia.

4 comentários:

  1. Que cor espetacular!!! Se não tivesse lido a receita, para mim era realmente uma linda sobremesa. :D
    Sim com este calor apetece comer sopas dessas: que deve ser bem deliciosa!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me disseram que parecia doce de morango. :)
      Fiquei fã e a minha pequena também. Fresca e ligeiramente acídica.
      Ainda bem que gostaste.
      Bjinhos,
      Sophia.

      Eliminar
  2. Essa sopinha está bem tentador. Olha só a corzinha...
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/Galette-de-Maca.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E bem fresquinha como pede este tempo. ;)
      Bjs,
      Sophia.

      Eliminar