19 de agosto de 2013

Gratinado de Tofu e Legumes

Olá Mary & Mom,

tenho andado para aqui com umas cãibras manhosas que às vezes até me fazem acordar à noite, mas ando a fugir à toma de medicamentos convencionais.
 Lembrei-me pois que reforçando a alimentação em magnésio e potássio se operam alguns pequenos milagres no que às cãibras diz respeito.
 Foi assim que me surgiu a ideia deste belo gratinado: um belo naco de tofu para reforçar em magnésio e mais uma bela mistura de vegetais verdes para acrescentar um pouco de potássio.
 Lá dei cabo das cãibras por umas boas duas semanas. 


Ingredientes:

  • 300 a 500g de tofu
  • 1 courgette
  • 1 ou 2 cenouras
  • 1 cebola
  • 1/3 a meia couve (branca, portuguesa, galega, ou ao vosso gosto)
  • 250g de cogumelos (usei mistura de cogumelos enlatados e shitake)
  • 2 colheres de sopa de manteiga + 1 fio de azeite (ou só azeite, se preferirem)
  • 200mL de natas de aveia (ou natas de leite, se preferirem)
  • 2 colheres de sopa de Maizena Express Molhos (ou farinha de trigo, se não conseguirem arranjar desta)
  • noz moscada
  • 4 colheres de sopa de queijo ralado
  • 2 colheres de sopa de gomásio ou de sementes de sésamo
  • 1 molhinho de ervas frescas (salsa, coentros)
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.
  • molho de soja q.b.



Modo de Fazer:

1) Começa-se por temperar o tofu com uma quantidade generosa de molho de soja, pimenta e uma pitada de sal grosso. Reserva-se.
2) Lavam-se os legumes e descascam-se as cenouras e a cebola. Cortam-se às rodelas a courgette, a cenoura e a cebola, a couve corta-se em juliana e os cogumelos põem-se fatiados. Os pés dos shitake frescos coloquei inteiros.

3) Colocam-se as gorduras num tacho largo e quando estiverem quentes acrescentam-se-lhe os cogumelos, depois o tofu, as couves e as cenouras. Deixa-se a cozinhar em lume médio/brando com o tacho tapado.




4) Ao fim de uns 15 minutos a cozinhar com o tacho tapado podem acrescentar-se as courgettes e as cebolas. Tempera-se de sal e pimenta e deixa-se cozinhar mais uns 10 minutos.


5) Enquanto os legumes cozinham prepara-se um creme com o queijo ralado, a salsa picada (ou coentros), o gomásio e as natas. Adiciona-se a farinha Maizena Express Molhos e mexe-se bem.



6) Colocam-se os legumes num pirex ou numa assadeira espaçosa para ir ao forno e cobrem-se com o creme anteriormente preparado.


7) Leva-se ao forno a gratinar a cerca de 200ºC durante cerca de 15 minutos ou até que esteja douradinho (que isto dos fornos tem muito que se lhe diga).



 Pode constituir um prato principal por si só, mas os mais gulosos podem acompanhar com arroz.

Bom apetite,
Sophia.

2 comentários:

  1. Nunca experimentei mas estou bem tentada :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar
  2. Adoro todos os pratos de gratinados e de legumes...eu por mim comia assim todos os dias, mas há muitos esquisitos aqui por casa, que lhe trocem a cara!
    Tenho vontade de ir buscar um pratinho e um talher para me servir...imagino como deve estar ótimo!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar