30 de agosto de 2013

Doce de Tomate adoçado com Stevia ou Conservar Tomate - Parte III



Hi Mary & Sophia,

Tal como fazemos todos os verões vamos fazer uns boiões de doce de tomate para desfrutar em cima de alguns queijos ou simplesmente em bolachinhas ou pão.

Para reduzir o peso na consciência e nas ancas vamos reduzir a quantidade de açúcar. Não podemos eliminá-la porque o novo ingrediente tendo uma extraordinária capacidade edulcorante não funciona como conservante.

A novidade deste ano é a aromatização com pau de canela vindo das caneleiras do Brasil para a minha cozinha e a substituição parcial do açúcar por folhas de stevia, uma planta nova na minha horta.
Ingredientes:
  • 3 kg de tomate bem maduro e carnudo
  • 1 pau de canela
  • 1kg de açúcar amarelo
  • 10 folhas grandes de Stevia

Preparação:
  1. Descascar o tomate, parti-lo transversalmente ao meio, espremê-lo e colocá-lo a escorrer para perder o máximo de sumo (sumo aproveitável  para fazer um gaspacho).
  2. Partir o tomate em pedacinhos e pô-lo a cozer com a canela, numa panela funda, ao lume mais ou menos durante uma hora até ficar sem água (o tempo necessário será maior se os tomates não foram bem espremidos). 
  3. Juntar o açúcar e deixar ferver mais uma hora, mexendo ocasionalmente (cuidado com os salpicos, que são violentos).
  4. Adicionar as folhas inteiras da stevia, mexer durante mais dois minutos e desligar o fogão.

 Nota: se a compota for para guardar durante um longo período de tempo, sem precisar refrigerar, deve ser guardada em quente em boiões de vidro esterilizados (como se esterilizam os biberões) seguidamente tapados e colocados com a tampa para baixo até ao completo arrefecimento para criar um "vácuo" natural.

Beijinhos
Mom

2 comentários:

  1. Ai que delicia esta. Adoro compotas e de tomate é um clássico.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/Galette-de-Maca.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tínhamos feito o ano passado a versão clássica ( http://comopaoparalaranjas.blogspot.pt/2012/09/conservar-o-melhor-tomate-para-o.html ) mas este ano decidimos optar por uma versão light e dar uso às nossas folhinhas de stevia que são um belíssimo adoçante natural e hipocalórico. :)
      Bjs,
      Sophia.

      Eliminar