14 de julho de 2013

Salada de Polvo para os dias de calor



Olá Mary & Mom,

a salada de polvo é um petisco tipicamente português, perfeito para um dia quente de Verão, que eu como sempre com muito gosto. Ainda assim, por falta de lembrança, faço-o em casa muito poucas vezes.
 Serve-se como entrada para uma refeição, como petisco ou, quando o calor aperta e o apetite para refeições pesadas não é muito, pode bem ser um prato principal.
 Poderão encontrar muitas versões por esse país fora, com coentros, com salsa ou sem nenhum, com batatas, sem batatas, com alho ou sem... enfim, muitas.
 Hoje deixo-vos a minha que é muito simples e fresca e tem um cheirinho a Alentejo, como não podia deixar de ser.
Espero que gostem.

Ingredientes:

  • cerca de 800g de polvo congelado
  • 3 ou 4 tomates
  • 1 pimento verde
  • 1 cebola
  • um molho pequeno de coentros (facultativo)
  • azeite q.b. (uns 60 mL)
  • vinagre q.b. (usei umas 4 colheres de sopa, porque gosto da salada bem avinagrada)
  • sal q.b. (uma colher de chá)


Modo de Fazer:

1) Começa-se por cozer o polvo na panela de pressão com água suficiente para o cobrir e um copo de vinho tinto. A cozedura do polvo na panela de pressão demora cerca de 20 a 30 minutos.
Atenção: a cozedura do polvo faz-se sem adição de sal sob pena de chegarem ao fim com um "bacalhau"...


2) Estando o polvo cozido deixa-se arrefecer e corta-se de seguida em pedaços mais ou menos pequenos (mais pequenos do que os que vêem nas imagens). Coloca-se numa saladeira.



3) Lavam-se bem os tomates e o pimento e pela-se a cebola. Corta-se o tomate e o pimento em cubinhos pequenos e pica-se a cebola miudinha.




 4) Adicionam-se os tomates, pimento e cebola ao polvo e mistura-se bem. Coloca-se no frigorífico para ser servida bem fresca.

5) Antes de servir adicionam-se os coentros picadinhos, se assim o desejarem, e rega-se com uma quantidade generosa de azeite e vinagre e uma pitada de sal grosso.

 Bom apetite,
Sophia.



Sem comentários:

Enviar um comentário