1 de julho de 2013

Salada de Beterraba e Alho (da avó Arnalda)



Olá Mary & Mom,

tal como tantas outras coisas, foi na casa da minha avó que provei pela primeira vez uma beterraba.
 A minha avó costumava fazê-las assim. Fácil, rápido e delicioso, para quem não sabe o que lhes há-de fazer.

 Além de ser rica em açúcares é rica em ferro e ácido fólico e portanto um excelente alimento para as grávidas e os anémicos. Embora possam encontrar em tabelas do valor nutricional dos alimentos outros vegetais com muito mais ferro, a beterraba é a melhor fonte vegetal de ferro porque todo ele é bem absorvido, dada a ausência de oxalatos e outros antinutrientes que impedem a absorção daquele mineral. Este informação é especialmente importante para o caso dos amigos vegan que obtêm todo o seu ferro de fontes vegetais.
 Espero que gostem.

Ingredientes:

  • 1 ou 2 beterrabas grandes ou 4 pequenas
  • 1 dente de alho
  • azeite q.b.
  • sal grosso q.b.
Modo de Fazer:

1) Lavam-se e descascam-se as beterrabas.


2) Cozem-se em água fervente com um pouco de sal, até ficarem macias quando são picadas com um garfo.


3) Assim que se apresentam macias, apaga-se o lume, escorre-se a água e cortam-se as beterrabas às rodelas. Cuidado porque estão quentes!


4) Cobrem-se com o alho bem picadinho e um fio de azeite.

Vão à mesa como acompanhamento.
Bom apetite,
Sophia.

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