22 de julho de 2013

Grelhada Mista Vegetariana de Shitake e Legumes e Chutney de Pêras e Passas



Olá Mary & Mom,

quando era estritamente vegetariana havia uma coisa que me aborrecia solenemente nos dias de grelhados ao ar livre: para mim o prato era sempre outro... :p
 Isto na verdade não durou muito porque acabei por descobrir que tão bom como qualquer carne ou peixe grelhados ficam vários legumes. A partir daí os dias de grelhados passaram a ser muito mais democráticos na nossa casa.
 Simples ou em espetadas, com molhos vários, ou mesmo sem eles, os cogumelos, as courgettes, as beringelas, os pimentos, os tomates, as cebolas e muitos outros ficam deliciosos quando grelhados.
 O truque para a maioria deles - embora nem todos precisem - é dar-lhes uma pincelada com azeite simples ou temperado para que não colem nas grelhas.
 Geralmente gosto de acompanhar os legumes grelhados com algum molho. Hoje vou acompanhar com chutney caseiro e vou mostrar-vos como se faz.
 O chutney é um molho popular da cozinha indiana geralmente feito com fruta e/ou legumes, de sabor agridoce e, por vezes, picante. Feito desta forma conserva-se no frigorífico durante bastante tempo e dá para acompanhar muitos outros pratos, como chamuças, caril com papadam e pastelinhos de Goa.
 Para os que não pendem muito para o sabor agridoce sugiro que acompanhem com guacamole e se não são amigos de picante têm ainda o não menos saboroso e muito nutritivo hummus.
 Espero que gostem.

Ingredientes:

Para grelhar:

  • 200g de cogumelos shitake frescos
  • 2 cenouras
  • 1 courgette pequena 
  • 1 beringela
  • azeite q.b.
  • 1 dente de alho (facultativo)
  • sal grosso q.b.


Para o Chutney:
  • 2 pêras ou igual volume de pêras de São Pedro
  • 1 punhado de uvas passas
  • 3 cravos de cabecinha (ou cravinhos-da-india)
  • 6 colheres de sopa rasas de açúcar amarelo
  • 6 colheres de sopa de vinagre de vinho branco ou vinagre de cidra
  • sal grosso q.b.


Modo de Fazer:

A "grelhada mista":

1) Lavam-se muito bem os legumes e descasca-se a cenoura. Removem-se os pés dos cogumelos shitake e guardam-se para outros cozinhados. As cenouras cortam-se em fatias no sentido longitudinal com cerca de 5 mm de espessura e a courgette e a beringela em rodelas um pouco mais grossas.

2) Coloca-se um pouco de azeite com o dente de alho esmagado num prato fundo e coloca-se a grelha ao lume. Podem grelhar sobre brasas ou sobre uma chapa anti aderente no fogão.

3) Passam-se os legumes pelo azeite e grelham-se de ambos os lados até ficarem tostadinhos e os cogumelos ficarem com um aspecto macio. Enquanto grelham polvilham-se com umas pedrinhas de sal grosso.


Ps: não encontrarão as beringelas e as courgettes nas fotografias porque hoje não as usei, mas podem fazê-las tal como descrito que ficam muito boas.


O Chutney:

1) Lavam-se as pêras,  removem-se as sementes e cortam-se em cubinhos. Como usei pêras de São Pedro que têm a pele muito fina não as descasquei.

2) Numa frigideira ou num tacho colocam-se as pêras, as passas, os cravinhos, o sal, o açúcar e o vinagre e leva-se a lume muito brando. Contem com mais de 30 minutos ao lume, pois a fruta deve ficar cozida, todo o açúcar dissolvido e o vinagre praticamente evaporado. O molho final vai ficar melado e espesso.

3) Quando o molho se apresenta com o aspecto atrás descrito apaga-se o lume, removem-se os cravinhos, se possível, e passa-se com a varinha mágica de modo a obter um molho mais homogéneo. Não precisa ficar totalmente homogéneo pois é agradável encontrar alguns pedacinhos de fruta mais ou menos inteiros.


Servem-se os legumes com arroz ou batata frita e vão-se molhando no chutney.

Bom apetite,
Sophia.

Sem comentários:

Enviar um comentário