26 de julho de 2013

Gelado de mel (à chefe Henrique Sá Pessoa)

Olá Mary & Mom :)

 Tenho este gelado há espera há já algum tempo. Esperou por uma boa causa: tem andado a ser aperfeiçoado.

 Saiu-me não muito bom algumas vezes, mas eu sabia que não havia de perder por esperar e hoje ficou perfeito. 

 Dizem os entendidos que nos salgados se pode inovar mas nos doces se deve manter o rigor. Aprendi a lição com esta receita do Chefe Henrique Sá Pessoa. Bem, mais ou menos...

 De qualquer das formas deixo-vos aqui alguns pontos importantes: 
  1. O mel a utilizar deve ser de muito boa qualidade. O sabor do mel é marcante neste gelado pelo que devem apostar num mel de qualidade. Desta vez usei mel de Mértola, mas podem usar qualquer outro, desde que seja bom.
  2. Esta receita não é light. Ponto. Assumidamente não é light. É doce, muito doce e não se faz com leite magro a menos que queiram beber granizado em vez de comer gelado. Ou usam leite gordo ou fazem como fiz desta vez e em vez de 500 mL de leite gordo usam 300 mL de leite meio gordo mais 200 mL de natas.
  3. A parte em que diz que é para passar por um passador fino não é opcional. Coem o creme mesmo que vos pareça homogéneo. Este procedimento garante-vos um gelado mais cremoso e fino.
Esta receita, como puderam perceber, não é invenção minha. Vi o Chefe Henrique Sá Pessoa executá-la no seu programa Ingrediente Secreto e fiquei desde logo com ela debaixo de olho. A versão que aqui vos apresento já levou alguns "retoques" meus, mas no geral é fiel. Podem consultar a versão original no site oficial do programa Ingrediente Secreto.
Posto isto, mãos à obra.

Ingredientes:
  • 125g mel (de boa qualidade)
  • 100g de açúcar (usei do amarelo, como é meu hábito)
  • 300mL de leite meio gordo
  • 200 mL de natas
  • 4 gemas
  • 1 casca de limão

Modo de Fazer:

1) Se têm máquina de gelados comecem por colocar a cuba da vossa máquina no congelador 24h antes de começarem a confeccionar o gelado. 
2) Abrem-se os ovos e separam-se as claras das gemas. Batem-se as gemas com o açúcar.
Reservam-se as claras para outros cozinhados. Poderão usá-las na confecção de omeletes, bolos ou na confecção do nosso gelado de iogurte.
3) Entretanto ponham o leite ao lume com as natas, a casca de limão e o mel.
4) Adicionem ao leite as gemas batidas com o açúcar, lentamente e mexendo sempre para evitar que se formem fios de gema cozida.
 Mantenham em lume brando durante 10 minutos e vão mexendo.
5) De seguida passem o creme por um passador fino para recolher quaisquer fios de ovo cozido e a casca de limão, deixem arrefecer um pouco à temperatura ambiente e coloquem então no congelador durante 4 ou 5 horas.
6) Para tornar o gelado mais cremoso levem-no à maquina de gelados durante cerca de meia hora.
 Se vão usar a máquina de gelados devem seguir as instruções da mesma. No caso da minha o creme ficou a repousar as 4 horas no frigorífico e não no congelador e só depois foi colocado na máquina.
O Chef Henrique Sá Pessoa sugeria no seu programa Ingrediente Secreto que se servisse este gelado com banana e nozes. Nós experimentámos servi-lo polvilhado de cacau, que não resultou mal, mas gostámos mesmo foi de o servir com nozes. Com amêndoas torradas e em lascas também calhou bem.
Beijo,
Sophia

Webgrafia:
1) http://www.ingredientesecreto.tv/

Sem comentários:

Enviar um comentário