24 de junho de 2013

Pizzoccheri della Valtellina ou massinhas com couves da tia Paula



Olá Mary & Mom,

esta receita ensinou-me uma das minhas tias Paulas (tenho algumas) e daí o seu cognome de "massinhas com couves da tia Paula". Esta minha tia Paula faz o pizzocheri quando tem muitas visitas, porque na verdade isto rende uma tachada gigantesca de comida.

 O pizzocheri é um tipo de massa que se assemelha a tagliatelle partido em pedaços pequenos e é feita com trigo sarraceno tendo uma coloração acastanhada semelhante às massas integrais.
 Como nunca consigo arranjar pizzocheri tenho feito esta receita tradicional italiana, oriunda da região da Valtellina, com variados tipos de massas. Tenho feito algumas vezes com tagliatelle integral que parto aos pedacinhos ou com massas curtas tipo pene ou macarrão. Desta vez usei rigatoni de espelta, biológico.

 Também os queijos que tradicionalmente se usam não são fáceis de encontrar. O parmesão poderão encontrá-lo nalguns bons hipermercados, mas a Valtellina casera nunca lhe pus a vista em cima. Tenho-a substituído com sucesso por queijo raclette, que derrete bem e resulta lindamente.

 Espero que gostem.

Ingredientes:
  • 300g de pizzocheri ou tagliatelle integral (partido com as mãos), penne ou macarrão integral também servem
  • 1 batata (facultativo)
  • 125g de manteiga+margarina, mais coisa, menos coisa
  • 300g de couve ou espinafres
  • 100 a 150g de bacon às tiras (versão original), tofu fumado ou bacon do talho vegetariano (ainda não experimentei) 
  • 160g de Valtellina Casera (tenho usado queijo Raclette President, que é bom e derrete bem)
  • 100g de queijo parmesão
  • 2 dentes de alho
  • sal q.b. (cerca de 2 colheres de chá a uma colher de sopa)
  • pimenta q.b. (meia colher de café)

Modo de Fazer:
1) Num tacho com água quente e sal grosso coloca-se a batata a cozer, bem picadinha ou ralada, de modo a que se desfaça e engrosse o molho. Não precisam colocar muita água, só a a suficiente para que a massa coza e fique com molho. Se colocarem muita água nesta fase terão que escorrer o excesso no final.
2) Quando a batata estiver cozida adicionem as couves cortadas em juliana.
3) Quando a couve estiver quase cozida adicionem as massas.
4) Entretanto pica-se o alho e frita-se numa mistura de manteiga e margarina. Adiciona-se então o bacon, ou o tofu fumado ou o bacon do Talho Vegetariano, às tirinhas e frita-se ligeiramente.
5) Quando a massa está cozida, escorre-se o excesso de água, se necessário, e adiciona-se o bacon/tofu, com a manteiga e o alho. Mistura-se bem com uma colher de pau.
6) Adiciona-se então o queijo, cortado aos cubinhos ou ralado. Deixa-se derreter e incorporar o molho, desliga-se o lume e mexe-se.
Está pronto a servir.

Bom apetite,
Sophia.

Webgrafia:

2 comentários:

  1. A casa ens encanta el tofu, és una forma molt sana de menjar proteïnes. Una recepta boníssima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Gemma! :)
      O tofu é mais saudável e nesta receita em que usamos tofu fumado não perdemos nada de sabor em relação ao original, que é com bacon.
      Beijinhos,
      Sophia.

      Eliminar