3 de junho de 2013

Funcho Salteado



Olá Mary & Mom,

hoje venho apresentar-vos o funcho ou Foeniculum vulgare Mill., uma planta espontânea da bacia do Mediterrâneo, muito aromática, rica em vitaminas A, B e C e óleo essencial, e com inúmeros usos na medicina tradicional. Em chá é frequentemente administrada a bebés com cólicas e às mães que amamentam, também para aliviar as cólicas dos lactentes, é digestivo, previne a flatulência e é ainda diurético.

 No arquipélago da Madeira são famosos os rebuçados de funcho e nos Açores as sopas de feijão e inhame com funcho.
 Eu, para ser sincera nunca achei piada a funcho. Mal por mal na sopa de cenoura e alho francês sempre achei que cortava o sabor enjoativo do alho francês, mas fora isso não me convencia.

 Ora um dia destes, andava a passear por essa internet quando encontrei uma receita muito interessante de funcho a acompanhar um lombo de salmão. Procurei o original e encontrei-o no blogue Cinco Quartos de Laranja, que por sua vez explica que a receita tem origem numa revista da teleculinária. Sugiro que façam uma visita a este blogue, porque é muito bonito e interessante, tem umas fotografias óptimas e porque a minha receita já foi ligeiramente adaptada ao que havia na minha cozinha e poderão gostar de conhecer a receita original.
 Depois de fazer o funcho desta forma fiquei fã para todo o sempre.

 Como tinha umas plantinhas de funcho biológico que me mandaram no último cabaz os nossos amigos À Mão de Semear deitei mãos à obra para vos apresentar este belo acompanhamento vegetariano.
 É um acompanhamento maravilhoso para pratos de peixe, mas eu uso-o a acompanhar seja o que for.

Ingredientes:
  • 3 ou 4 plantinhas de funcho (conforme o tamanho delas)
  • 3 a 4 colheres de sopa de manteiga (ou manteiga de soja, se o desejarem "veganizar")
  • sumo de 1 limão (ou de meio limão se não gostarem muito da acidez, eu uso um inteiro porque adoro o sabor ácido)
  • 1 colher de sobremesa de coentros em pó
  • 1 colher de chá de sal grosso (para a cozedura do funcho) + 3 ou 4 pedrinhas de sal grosso (para saltear)


Modo de Fazer:



1) Lavem bem o vosso funcho e cozam durante cerca de 10 minutos em água a ferver com sal.


2) Escorram o funcho e cortem em bocadinhos de tamanho passível de enfiar na boca (cerca de 3 cm).

3) Numa frigideira derretam a manteiga em lume médio/brando e salteiem o funcho durante 5 minutos.

4) Acrescentem o sal, os coentros em pó e o sumo de limão e deixem cozinhar mais 4 ou 5 minutos.

Espero que gostem.
Eu adoro!

Bom apetite,
Sophia.


1) DELAVEAU, Pierre, et al., Segredos e virtudes das plantas medicinais, Selecções do Readers Digest, 1ªedição, Maio de 1983, pág. 163.

Sem comentários:

Enviar um comentário