10 de junho de 2013

Esparguete Integral com Nozes e Cogumelos



Olá Mary & Mom,

esta receita é uma espécie de "auto de variedades" que me surgiu de um apetite súbito de massa e daquilo que tinha na despensa num final da semana já sem muitos frescos à mão.

 Tem dois ingredientes que muito aprecio na companhia das massas: as nozes e os cogumelos.

 Os cogumelos são boa fonte de proteínas, várias vitaminas e minerais e hipocalóricos.
 As nozes, por seu lado, não sendo de todo hipocalóricas são também riquíssimas em vitaminas, nomeadamente a vitamina E, ácido fólico e B6 e em minerais, como o potássio, o fósforo, o magnésio e o zinco. Têm ainda uma proporção favorável de ácidos gordos ómega 6 e ómega 3.

 Devo lembrar que o consumo equilibrado de ómega 3 e ómega 6  (e ainda o elevado consumo de ómega 9, através do azeite) que é o que não temos actualmente na nossa dieta é o ponto fulcral da dieta mediterrânica e o que a torna "amiga do coração". Mais se informa que o equilíbrio entre estes dois tipos de gordura é muitíssimo importante para todos os que sofrem de doenças inflamatórias crónicas, como é o caso da asma e das artrites e de dislipidémias.
 Tudo isto para vos dizer que sim, as nozes são um importante elemento num prato vegetariano, mas não só.

 Chamo-vos ainda à atenção para outro detalhe: embora as nozes e o azeite enriqueçam este prato em gorduras boas, se usarem natas de leite ou de soja devem ter em atenção que elas são ricas em ómega 6 e poderão desequilibrar o conteúdo deste prato em "gorduras boas". Ainda assim, espero que gostem do petisco.


Ingredientes:
  • 150 a 200g de esparguete integral
  • 200 mL de natas (de leite, soja ou aveia, conforme preferirem)
  • 1 lata de cogumelos laminados ou 2 mãos cheias de cogumelos frescos laminados
  • 1 mão cheia de miolo de noz partido grosseiramente com as mãos
  • sal grosso q.b. (cerca de 3 colheres de chá)
  • pimenta moída q.b. (aproximadamente meia colher de café)
  • azeite (cerca de 120 mL)
  • 2 dentes de alho picados
  • 4 colheres de sopa de coentros frescos picados (facultativo)

Modo de Fazer:

1) Começa-se pelo esparguete: coloca-se um tacho pequeno/médio ao lume com água, mais ou menos pelo meio.


2) Quando a água está a ferver adiciona-se o sal grosso, cerca de 1 a 2 colheres de chá, e o esparguete. Baixa-se ligeiramente o lume e deixa-se o esparguete cozer até ficar macio. Vai-se dando uma mexidela no esparguete para o ajudar a acomodar-se ao tacho.

3) Quando o esparguete está homogeneamente cozido apaga-se o lume, escorre-se a água e rega-se com azeite (cerca de 50mL). Reserva-se.

4) Numa panela pequena/média leva-se ao lume o restante azeite e o alho picado, sem deixar queimar.

5) Quando o azeite está quente acrescentam-se os cogumelos laminados e as nozes partidas grosseiramente e deixa-se cozinhar um pouco em lume médio com a panela meio tapada.


6) Tempera-se com um pouco de sal (meia colher de chá ou menos), pimenta e acrescentam-se as natas. Deixa-se cozinhar em lume brando durante cerca de 5 minutos.
7) Acrescentam-se então os coentros picados, se os quiserem utilizar, e o esparguete cozido. Deixa-se sobre o lume brando para tomar gosto durante mais 3 ou 4 minutos e mexe-se bem para envolver a massa e o molho.




 Nesta altura a vossa massa está pronta.
 Podem servi-la assim ou, para os mais gulosos, podem servi-la polvilhada com um pouco de queijo ralado.

 Bom apetite,
Sophia.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Liliana. :)
      Experimenta que é muito simples e saboroso.
      Bjs.

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  2. Que Delicia... Huuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

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    1. Obrigada, Márcia.
      Experimenta e depois diz-me como ficou. ;)
      Bjs.

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