17 de junho de 2013

Ervilhas com Alface e Cebolinhas frescas à Jamie Oliver

Olá Mary & Mom,

às vezes, quando posso, gosto de devorar programas de culinária na televisão. São sempre uma fonte de inspiração e também uma forma de aprender novas receitas e procedimentos de culinária com quem tem mais entendimento do assunto.
 Um dos programas que gosto de ver é o "30 minute meals" do cozinheiro britânico Jamie Oliver. Esta receita vem, justamente, de lá. Desde que a experimentámos em casa todos ficámos fãs. É singularmente diferente da forma como habitualmente fazemos e temperamos as ervilhas em Portugal, mas resulta muito bem esta combinação de ingredientes.
 Tem ainda a utilidade de permitir aproveitar alguma alface que já esteja mais murchinha ou há mais tempo à espera de ser comida no frigorífico.
 Não dispenso nesta receita a manteiga, a farinha ou o limão, que lhe dão um toque diferente e especial, mas se por algum motivo não quiserem usar algum destes ingredientes não deixem de experimentar este prato.
 Podem servir como acompanhamento ou prato principal, se desejarem complementar com ovos escalfados ou com um pouco de arroz.

Ingredientes:
  • 400 a 500g de ervilhas (usei congeladas)
  • 2 alfaces pequenas
  • 1 colher de sopa de manteiga (podem usar manteiga vegetal, se o desejarem)
  • azeite suficiente para cobrir o fundo do tacho (cerca de 60 a 100 mL)
  • 1 colher de sopa de farinha (podem usar amido de milho ou Maizena Express Molhos, se preferirem ou tiverem intolerância ao glúten)
  • 0,5L de caldo de legumes (podem comprar em cubos e dissolver em 500mL de água, que dá muito menos trabalho, mas se preferirem podem fazer em casa)
  • meia dúzia de cebolinhas frescas (embora, se não as conseguirem arranjar, penso que também se safam bem com um alho francês, uma chalota ou uma cebola normal)
  • sumo de um limão
  • sal q.b. (usei cerca de 2 colheres de chá)
  • pimenta q.b. (usei cerca de meia colher de café)

Modo de Fazer:

1) Lavem bem as vossas cebolinhas frescas e cortem-nas em rodelinhas finas. Reservem.

2) Lavem bem a alface e cortem-na numa juliana grosseira. Reservem.
3) Preparem o caldo de legumes. Se tiverem caldo de legumes caseiro devem aquecê-lo, se vão usar um cubo de caldo de legumes aqueçam os 500 mL de água e dissolvam o cubo nessa água. Reservem.
4) Num tacho largo levem ao lume a manteiga com o azeite até aquela derreter. Estando a manteiga derretida reduzam o lume ao mínimo (ou removam o tacho do lume, se necessário) e dissolvam a farinha nas gorduras.
5) Adicionam-se as cebolinhas frescas e o caldo de legumes e deixa-se ficar ao lume com o tacho tapado até ferver.
6) Quando o caldo começa a ferver tempera-se com um pouco de sal e pimenta e acrescentam-se as ervilhas. Deixa-se cozinhar durante 5 a 10 minutos em lume médio.
7) Acrescenta-se então a alface e deixa-se cozinhar com o tacho tapado. Poderão ter que adicionar a alface em duas vezes, uma vez que a alface crua ocupa um grande volume no tacho, mas rapidamente murcha e podem adicionar a restante.
8) Quando a alface já está toda murcha rectifica-se o tempero e acrescenta-se o sumo de limão. Ferve mais dois ou três minutos e está pronto a servir.
 Desta vez usei-a para acompanhar umas fatias de seitan no forno.
 Adorei. Espero que também gostem.

Bjinhos,
Sophia.



Webgrafia:
1) http://www.jamieoliver.com/recipes/vegetables-recipes/braised-peas-with-spring-onions-and-lettuce
2) http://vegantuga.blogspot.pt/2013/06/caldo-de-legumes.html

2 comentários:

  1. Mas que ótima ideia de se confeccionar a alface, nunca me tinha surgido faze-la assim...costumo fazer é sopa!!!
    Adorei este teu pratinho!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria,
      pois é como eu. Quando tinha muita alface ou estava feinha para meter na salada enfiava com ela na sopa, mas nesta receita fica muito bem aproveitada, até porque é uma bela combinação.
      Bjinhos,
      Sophia.

      Eliminar