11 de junho de 2013

Empadão de atum


























Olá Mary & Mom,

esta receita é tão fácil e tão boa de fazer que tanto dá para quando se tem muitos convidados e não se quer ter demasiado trabalho, como dá para quem quer fazer uma comida simples para despachar, portanto, boa para ti, Mary. De maneira que a coloquei no capítulo "Cozinhar para muita gente com pouco trabalho" mas também no capítulo "Receitas para estudantes".
 Aqui dou-vos a receita para fazerem uma dose valente de comida, mas se quiserem fazer apenas 2 ou 3 refeições só têm o trabalho de reduzir as quantidades de ingredientes de forma proporcional.

 Inventei esta receita quando ainda era estudante. Não é nada muito light, como podem ver pelos ingredientes. A boa notícia é que se comerem uma colherada ficam satisfeitos para uma tarde inteira. ;)

 Desta vez fiz o empadão com puré de batata congelado. Tenho experimentado vários, em geral bastante económicos e muito satisfatórios, com a vantagem de pouparem muito tempo e trabalho na cozinha. De forma que não é hoje que vos mostro como fazer puré de batata caseiro.
 Sugiro que acompanhem com uma boa salada de folhas para tornar a refeição mais leve e para refrescar.


Ingredientes:
  • 1,5Kg de puré de batata congelado
  • leite e manteiga q.b. (sugiro que consultem as instruções na embalagem de puré)
  • 1Kg de atum de conserva
  • 1 pacote de natas
  • 1 ou 2 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • noz moscada q.b. (uso 3 ou 4 raspinhas ou um quarto de uma colher de café de noz moscada moída)
  • pimenta moída q.b. (uso um quarto de colher de café ou menos para o puré e outro tanto para o atum)
  • sal q.b. (uso cerca de uma colher e meia das de chá para o puré e meia colher de café para o atum)
  • azeite q.b. (uso entre 100 e 150 mL)


Modo de Fazer:

1) Começa-se por preparar o puré colocando o leite, a manteiga, o sal e a noz moscada num tacho em lume brando. Quando a manteiga está derretida adiciona-se o puré congelado e tapa-se o tacho mexendo de vez em quando.

2) Quando o puré derreteu e se apresenta cremoso acrescentam-se as natas e mexe-se bem para ficar homogéneo e bem cremoso. Retira-se do lume e reserva-se.
 3) Noutro tacho coloca-se o azeite, a cebola em meias luas, o alho às rodelas e o louro. Tapa-se e deixa-se estrugir em lume médio.
 4) Quando a cebola está bem douradinha acrescenta-se o atum escorrido, sal e pimenta. Tapa-se e deixa-se cozinhar durante cerca de 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando. Se necessário devem baixar o lume para não queimar.
 5) Num pirex ou outro recipiente próprio para ir ao forno espalham metade do puré, de forma a cobrir todo o fundo. Sobre esta camada vão colocar o estrugido de atum e cobrem por fim com o restante puré.
 6) Sobre a última camada de puré espalham então uma quantidade generosa de queijo ralado e levam ao forno forte apenas durante tempo suficiente para alourar a superfície.
 Sirvam com uma salada de alface ou outras folhas frescas.
 Espero que gostem.

Bom apetite,
Sophia.

4 comentários:

  1. Adorei esta tua sugestão, fica um bom prato mesmo para ser servido num dia diferente...muito elegante!!!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, amiga Maria.
      Eu sou suspeita, mas gosto imenso. :)
      Bjinhos, Sophia.

      Eliminar
  2. Seu Blog é uma TENTAÇÃO... Huuuuuuummmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar