28 de junho de 2013

Compota de Cerejas do Fundão


























No verão passado, no regresso de banhos da praia da Zambujeira do Mar, passámos pelo Cercal de Alentejo onde nos esperava a belíssima pastelaria "Baú Doce". Lá dentro um grupo de amigas, umas golden girls, preparavam-se para descaroçar uns quilos de cerejas do Fundão.  Apeteceu-me ficar com elas e participar naqueles contos e risotas. 
Só aquela paciência, que os anos trazem, permitia tão boa disposição numa tarefa tão trabalhosa...


Hoje resolvi eu fazer uma compota de cerejas, também elas do Fundão, embora não tivesse companhia com quem compartilhar uma bela conversa e gargalhadas.



Ingredientes:


500g de cerejas (quanto maiores melhor)
200g de açúcar
3 colheres de sopa de sumo de limão (meio limão)



Preparação:


  1. Retirados os pedúnculos  descaroçam-se as cerejas com uma faca. Separa-se a parte comestível do caroço em espiral, como se se estivesse a tirar a casca a uma laranja.
  2. Num tacho, com boa distribuição de calor, põe-se ao lume o açúcar com o sumo do limão, até começar a ficar transparente.
  3. Adicionam-se as cerejas e, sem usar colheres, revolve-se a fruta na calda do açúcar. Ferve, em lume brando, durante 45 minutos, até fazer estrada.
  4. Antes de apagar deve fazer o teste do ponto estrada, vasando uma colherada da calda num pires até arrefecer. Passando com o dedo na calda deve abrir estrada.
  5. Neste ponto, em quente, verter a compota em boiões com tampa esterilizados. Depois de cheios e fechados devem permanecer com a tampa para baixo até ao arrefecimento completo.




    Beijo
    Mom

2 comentários:

  1. Thank for your visit :) Your jam looks tasty! :) I'm going to make cherry jam when I'll have cherries from my garden :) Greetings from Poland :) !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Bielinka!
      Thank you for your visit, too. :) I hope you try our recipe and enjoy it.
      A hug from Portugal.

      Eliminar