12 de maio de 2013

Moamba de Galinha (à minha moda)


Hi queridas :)

A cozinha e a casa encheu-se-me de África, Angola e Moamba de galinha.


Ingredientes:

  • 1 galinha partida em pedaços pequenos (+-1kg)
  • 0,5kg de tomate pelado e picado em cubinhos (+- 3 tomates grandes)
  • 0,5kg de abóbora partida em pequenos cubos (ou courgete ou beringela)
  • 0,25kg de quiabos partidos às tiras
  • 1 chávena de pasta (ou óleo) de palma
  • 3 ou 4 malaguetas de piri-piri (gindungo)
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1L de água



Modo de fazer:

Num tacho, colocam-se todos os ingredientes. Leva-se ao lume brando, tapado até a galinha ficar macia.

Acompanha muito bem com um arroz branco (sem manteiga).



Bom apetite malta.

Mom

6 comentários:

  1. hummm...deve ficar tão bom!
    beijinhos e um bom domingo :)

    ResponderEliminar
  2. Olha Sophia! Só de olhar uma voz me disse que é muito bom, e que eu ia gostar!
    Está um prato bem convidativo.

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  3. Comi uma vez e gostei muito. A tua está apetitosa.
    Boa semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
  4. Olá meninas! :)
    Eu não provei porque, como já devem ter reparado, não como carne, mas parece que a receita teve grande sucesso. Fiquei com vontade de "vegetarianizá-la" para provar.
    Bjinhos,
    Sophia.

    ResponderEliminar
  5. Conheço uma versão, com proporções idênticas,
    em que a galinha está primeiro marinada de Vinho branco e Alho picado, e louro e (pouco) sumo de limão, para amaciar (durante 3 dias), e ao 3º dia, é colocada no tacho previamente bem aquecido, por cima de uma boa cebola bem picada. Fica assim tapada a Suar e a libertar a gordura, onde iremos então depois, (retirando a galinha e ficando apenas a sua gordura e o caldo que se formou), fazer o molho de dendem, diluindo a pasta de dendem nesse molho - previamente passado a fino.
    coloca-se então a galinha - que entretanto "repousou", por cima deste molho, e de seguida a Beringela e a Courgette, deixando-se em lume fraco a apurar.
    No final quando se empratar, colocam-se os quiabos no prato, cosidos na água onde coseu a courgette e a beringela! Acompanha com Funge. ;)

    Existe tb a versão Amendoim, sendo o molho feito com a Manteiga de amendoim, em menor porção que a pasta de dendem!
    Igualmente muito saborosa! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem-vindo! Excelente contributo. Fiquei cheinha de vontade de provar essa versão de amendoim...
      Muito obrigada Baltazar.

      Eliminar