5 de maio de 2013

Galinha do Campo em Molho de Tomate


Hi!

Nem sempre, mas às vezes é assim.
Quando vou ao mercado da rua comprar os legumes, o homem que me dá a alface segura-a com o cuidado com que a criou para me a entregar, a mim ou a outra pessoa, ou trago coisas que nem sei bem se as conseguirei cozinhar com o amor que elas merecem, ou me oferecem um gomo de laranja para provar, só porque é belíssima.
O sábado de manhã é mágico. 

Não é frequente, mas de vez em quando damos-nos ao luxo de cozinhar uma carne de luxo, como esta.
Comecei por cozer os pedaços da galinha na panela de pressão e usei aquele caldo gostosíssimo para fazer outro prato - um arroz de frango..

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 1/2 galinha grande ( aproximadamente 1,5kg)
  • 2 cebolas médias ou 1 grande, picadas
  • 3 dentes de alho picados
  • 0,1 L de azeite
  • 1 pimento verde descascado
  • 4 tomates de descascados 

Como se faz:

  1. Num tacho largo, ao lume, refogam-se as cebolas e os dentes de alho picadinhos, no azeite.
  2. Sobre este colocam-se os pedaços de carne para ganharem aquele sabor e alguma cor.

3. Por fim juntam-se-lhe os tomates e o pimento, descascados e partidos em pequenos pedacinhos e tapa-se o tacho.
4. À medida que for secando junta-se-lhe um pequeno copo de vinho branco, permanecendo ao lume até o molho estar espesso.

Acompanha-se de batata frita em palitos.

Bon apetit!

Mom

2 comentários:

  1. Eu tenho a sorte de comer frango do campo com frequência :)
    esse teu frango está com um aspecto delicioso!
    beijinhos e uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  2. Isso é que é uma sorte! Por todos os motivos: porque é muito mais saudável (menos hormonas, menos antibióticos), mais saboroso (segundo consta) e porque a galinha é criada em liberdade e sempre vive mais feliz que num aviário. :)
    Não provei mas a nossa Mom diz que lhe soube a "ginjas".
    Bjinhos Sophia.

    ResponderEliminar