28 de abril de 2013

Lulas Grelhadas no Fogão, tempo bom e Molho de Manteiga à Portuguesa


Olá Mary & Mom,
neste tempo bom o que apetece mesmo é começar a fazer uns grelhados ao ar livre. Quem tem um fogareiro no quintal faz nas brasas, quem tem quintal mas não fogareiro faz no eléctrico e quem não tem uma coisa nem outra pode sempre adquirir uma bela chapa para poder fazer grelhados no fogão e já agora que instale ou ponha a trabalhar o exaustor com toda a pujança.
 Eu que até tenho quintal mas nem sempre tenho vontade de instalar o estaminé todo do grelhador eléctrico, não dispenso a minha chapa da Silampos. Desde já muito obrigada à minha amiga Maria João que foi a patrocinadora da sua compra na altura em que me casei.
 Lulas, principalmente se forem pequenas, são o tipo de coisa que gosto de grelhar na chapa do fogão. Acompanho-as "com todos", à boa maneira portuguesa, regadas ora com um fiozinho de azeite bom ora com o não menos português molho de manteiga.
 Suponho que, como tudo o que é tradicional, em cada casa se faz de sua maneira. Para mim, molho de manteiga tem que levar alho e salsa, mas em muitas casas o molho de manteiga pode apresentar-se simplesmente como manteiga derretida e fica igualmente guloso.
 Só uma chamada de atenção: as lulas tendem a ser um pouco enganadoras, isto é, poderão comprar uma "sacalhada" de lulas e chegar ao fim com uma quantidade bem pequenina. Para vos guiar posso dizer-vos que parti de 400g de lulas limpas congeladas e acabei com comida para 3 alminhas satisfeitas e nem mais uma (e ainda há que ter em conta que uma das alminhas conta como meia).

Ingredientes:

  • 1 dente de alho
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • salsa q.b.
  • 400g de lulas limpas (usei congeladas)
  • 2 batatas pequenas, por pessoa
  • 1 cenoura, por pessoa
  • brócolos, couve-flor, couve, feijão-verde, conforme o gosto, para acompanhar


Modo de Fazer:

1) Descongelam-se as lulas, se usarem lulas congeladas, deixando-as no frigorífico durante a noite.

2) Descascam-se as batatas e as cenouras e colocam-se a cozer em água quente com sal grosso, juntamente com as couves e/ou o feijão-verde. Podem alternativamente seguir a nossa receita de batatas para acompanhar assados ou grelhados.

3) Coloca-se a chapa (grelhador de fogão) sobre o lume forte e assim que estiver quente colocam-se as lulas. As lulas vão encolher e perder bastante líquido, o que é normal, e pode mesmo ser necessário escorrer   esse líquido do grelhador. 



4) Entretanto coloca-se o azeite e o alho picadinho no fundo de um tacho e deixa-se cozinhar ligeiramente em lume brando. O alho não deverá queimar, nem sequer chegar a alourar.
5) Acrescenta-se então a salsa e a manteiga e deixa-se cozinhar em lume brando mais uns minutos, só para derreter a manteiga e misturar os sabores. Apaga-se o lume e coloca-se numa molheira para ir à mesa.




Servem-se as lulas grelhadas com as batatas e restantes legumes, tudo regado com o molho de manteiga.
Bom apetite,
Sophia.

2 comentários:

  1. Que lulas deliciosas!
    beijinhos e um bom domingo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficaram um bocadinho tostaditas desta vez, mas ainda assim é um prato bem saboroso e fácil de fazer.

      Eliminar