25 de fevereiro de 2013

Sopa de Rama de Cenoura



Olá Mary & Mom,
quem, como eu, come legumes directamente da horta sabe a riqueza e o privilégio que isso é. Esta sopa é a expressão desse privilégio. Quem compra legumes no supermercado jamais chega a ver a rama das cenouras que compra. Também, verdade se diga, que muitas pessoas não sabem que a rama da cenoura é comestível e saborosa, emprestando à sopa um suave sabor a cenoura. Quem viveu em tempos de fome, como era o caso da minha avó, sabia que tudo o que a natureza dá se aproveita e nada se desperdiça.



Ingredientes:
  • 6 cenouras com rama
  • 3 nabos
  • 5 batatas
  • 1 batata doce
  • um molho de coentros
  • 150 mL de azeite
  • sal q.b.
Modo de fazer:
1) Colocam-se todos os legumes descascados, lavados e cortados na panela de pressão, à excepção dos coentros e da rama de cenoura. Cobrem-se de água e deixam-se a cozer até a panela de pressão começar a apitar. Desliga-se o lume e reserva-se até a panela perder a pressão.
2) Entretanto lavam-se e picam-se os coentros e a rama de cenoura. Reservam-se.
3) Passam-se os legumes com a varinha mágica até formar um creme.
4) O creme de legumes torna ao lume e acrescentam-se-lhe a rama de cenoura e os coentros picados, o sal e o azeite e deixa-se ao lume até a rama da cenoura se apresentar cozida.

Bom apetite.
Bjinhos Sophia

2 comentários:

  1. Já me tinham dito que a rama da cenoura fazia uma bela sopa, mas nunca experimentei, porque não é fácil encontrar rama oriunda de produção caseira.
    Agora que já tenho cenouras biológicas vou experimentar esta receita.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vitamina-abc! :)
      Pois é, a rama da cenoura dá uma sopinha muito saborosa. Sabe a cenoura, mas tem um sabor mais suave. Recomendo que uses rama fresca e as pontas mais tenras.
      Bom apetite,
      Sophia.

      Eliminar