8 de fevereiro de 2013

Quente & Frio




Hello Mary & Mom,

esta receita tem muitos anos na nossa casa. Foi-nos ensinada por uns amigos e tem a virtude de ser uma sobremesa muito fácil e com poucos ingredientes.

A receita base resume-se a um gelado de natas batidas com açúcar - o "frio" - com uma cobertura de chocolate negro derretido - o "quente". Sem mais ciência.

Só que um dia destes recebemos em casa um amigo que tem diabetes e tivemos que puxar pelo engenho para lhe fazer uma pequena sobremesa, saborosa e compatível com o seu problema de saúde. Substituímos o açúcar por adoçante e, para diminuir a percentagem de gordura ingerida, acrescentámos iogurte natural e claras às natas.

Podem pois optar pela versão "gulosa" ou pela versão light.

Ingredientes:
  • 2 pacotes de natas para bater (cerca de 400mL)
  • 200 mL de açúcar ou adoçante em pó (usei canderel)
  • 1 tablete de chocolate negro
  • 80 mL de leite
  • 4 claras de ovo (facultativo)
  • 2 iogurtes naturais (facultativo)
Modo de fazer o "frio":

1) Batem-se bem as natas com a açúcar (ou adoçante) até ficarem firmes. Se decidirem fazer a receita mais básica, colocam as natas batidas com açúcar no congelador e passam directamente à confecção do "quente" .



2) Para a versão mais light adicionam os iogurtes às natas e batem bem até ficar homogéneo.
3) Batem as claras em castelo e envolvem no creme de natas e iogurte.


4) Nesta altura, a parte fria vai aguardar no congelador até à hora de servir. Contem pelo menos com 5 horas para solidificar.
Se tiverem máquina de fazer gelados podem usá-la, pois tornará o vosso "frio" mais cremoso, embora na versão mais básica, só com natas e açúcar seja totalmente dispensável.
Modo de fazer o "quente":
1) Parte-se o chocolate negro em quadradinhos e leva-se a lume muito brando ou a banho-maria com o leite. Mexe-se de vez em quando.
2) Quando se apresenta cremoso e homogéneo tira-se do lume e serve-se sobre uma bola de creme de natas gelado.
Bom apetite,
bjinhos Sophia


2 comentários:

  1. Olá Sophia!
    Muito boa esta combinação dos ingredientes, é uma sobremesa que pode estar sempre pronta uns dias antes e a sempre bem apreciada, com um molho de frutos,caramelo ou chocolate.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria,
    é mesmo por isso que gosto de fazer gelados quando recebo visitas em casa. Essa do molho de frutos também já me tinha lembrado dela, mas um caramelo quentinho, acabado de fazer também é uma excelente ideia :)
    Bjinhos Sophia.

    ResponderEliminar