10 de fevereiro de 2013

Pastéis de Massa Tenra à Antiga


Hi Sophia & Mary :)

Tenho andado com imensa vontade de comer uns pastéis de massa tenra, com uma massa amassada à mão, como se fazia antigamente e cozidos no forno.

Abaixo os fritos!

Vai daí, junta-se a fome com a vontade de comer - sobrou-me um pedaço de vitela estufada, que é como quem diz, metade do trabalho para fazer o recheio - está feito!
Está decidido: vamos fazer os nossos pastéis.


1º episódio - Preparar para a massa

Ingredientes:

400g. farinha
1 ovo
2 colheres de sopa de banha
1,5 dl de água morna
1 colher de café de sal



1- Colocar a farinha em monte, com uma covinha no meio.








2- Colocar o ovo e a banha  na covinha e amassar com as mãos ou com a batedeira.
3- Dissolver o sal na água morna e ir vertendo sobre a farinha e amassando.



4- Depois de bem amassado deixar a massa repousar por 30 minutos coberta com um pano.


2º episódio - Preparar para o recheio



1-Picar as 300g de carne, previamente estufada, com umas rodelinhas de chouriço.


2- Colocar a carne numa sertã e cobri-la com um pouco de farinha e salsa picada.


3- Ao lume, regar com 2 dl de caldo de carne (pode ser caldo instantâneo) e ir mexendo até ficar cremoso. Deixar arrefecer.



3º episódio - Preparar os pastéis








 1 - Para tender os pastéis é muito importante enfarinhar as mãos e a bancada da cozinha.

2 - Amassar mais um pouco adicionando, se necessário, farinha aos poucos.


3 - Com o auxílio do rolo da massa estica-se um pouco de massa, fininha, no meio da qual se coloca uma colher de sopa de recheio, dobrando a massa sobre o recheio. 



4 - Depois colocam-se os pasteis no tabuleiro e pintam-se com ovo antes de levar ao forno, a 180ºC, durante 20 minutos.

Estes não ficaram muito bonitos, mas ficaram ótimos!


Love

Mom


2 comentários:

  1. Olá Sophia!
    Pode crer que eu comia mais que um destes pasteizinhos.
    Acho que tem uma cor bonita e douradinhos como eu gosto óoo acompanhavam bem uma saladinha e pra mim já chegava.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Maria :)Obrigada. Estes foram feitos por mim e ficaram gostosíssimos. Como os fiz no forno comi com imenso gosto, também!

      Bjiis
      Mom

      Eliminar