2 de fevereiro de 2013

Empadas de frango vegetariano?! (e viva a engenharia alimentar)

Hello dollies :)

Um dia destes, estava eu a ver o Jornal da Noite na SIC quando passa uma reportagem sobre o aumento do número de vegetarianos em Portugal.
E toma a baixo e toma a cima eis se não quando a jornalista explica que há um sítio em Lisboa onde se vendem produtos estritamente vegetarianos que substituem em textura, aspecto e sabor, alguns produtos de origem animal: o Talho Vegetariano.

O quê?... Volta para trás, que não percebi...
Atum vegetal? Frango de soja? Shoarma de tremoço?
Ver para crer.
Não se dará o caso de isto ter alguns ingredientes estranhos, ou ser tão modificado que até dá cólicas?
Nada disso.
A lista de ingredientes não é mais complicada que a de umas bolachas maria e certamente menos estranha que a de uma cola light. E nada de carne ou peixe na composição.

Teste do paladar: a carne picada deu uns hamburguers muito bons e o frango deu estas ricas empadas. A primeira dentada foi um pouco estranha para quem não morde numa galinha há mais de 15 anos. Parece que estou a comer qualquer coisa que não devo, mas a memória chama-me à razão: fui eu que fiz as empadas e em passo nenhum se incluiu o falecimento de uma galinha. Lol :)

Acham muitos ingredientes? Não imaginam a trabalheira que isto dá!...mas ficaram belíssimas.
E viva a engenharia alimentar! ;)

Ingredientes:
  • 1 embalagem de substituto vegetariano de frango do Talho Vegetariano
  • 2 cebolas pequenas
  • 3 cravinhos
  • 1 molho de salsa
  • pimenta preta (em grão e em pó)
  • 50 mL de vinagre (mais ou menos)
  • noz moscada q.b.
  • sal grosso q.b.
  • 1 limão
  • 1 rolo de massa quebrada
  • 1 gema (para pincelar)
  • 100mL de leite
  • 1 colher de sopa de Maizena Express Molhos 
  • cerca de 80 mL de azeite (para o molho) e mais qualquer coisinha para untar as formas
Modo de fazer:

1º) Coze-se o frango vegetariano em água com sal, vinagre, metade da salsa (inteira), 4 ou 5 grãos de pimenta e uma cebola pequena com os cravos-de-cabecinha espetados.


2º) Estando o "frango vegetal" cozido, escorre-se e desfia-se em pedaços pequeninos, com a ajuda de um garfo e de uma faca.

3º) Prepara-se um refogado com a cebola e o azeite ao qual se vai adicionar o "frango" de soja, a restante salsa picada e o sumo de meio limão. Deixa-se cozinhar com o tacho tapado durante uns 10 minutos. Depois destapa-se e tempera-se com sal, pimenta e noz moscada e deixa-se cozinhar até apurar bem.

4º) Cinco minutos antes de apagar o lume adiciona-se o leite e a farinha maizena express e mexe-se bem até o molho ficar grossinho.
 (poderão usar outra farinha maisena ou mesmo farinha de trigo, se o desejarem. Eu sou fã incondicional desta farinha porque engrossa os molhos com grande rapidez e nunca forma grumos)
Apaga-se então o lume e reserva-se este preparado, que deve ter pouco molho e este deve estar espesso para não empapar a massa.

 5º) Cortam-se para cada empada duas rodelas de massa. Uma rodela grande para forrar o fundo da forma e uma pequena para tapar a empada.



6º) Untam-se as formas com um pouco de azeite e forram-se com as rodelas grandes de massa.



7º) Enche-se cada empada com fartura de recheio de frango vegetariano e tapam-se as empadas com as rodelas pequenas.

Ajeita-se a massa do fundo e a da tampa com as mãos de modo a que fiquem bem unidas. Pincela-se a tampa das empadas com uma gema de ovo batida para ficarem mais bonitas e brilhantes.

8º) Vai ao forno bem quente (cerca de 200ºC) até a massa se apresentar cozida.

Ficaram óptimas!

Bom apetite.
Bjs Sophia.

PS: para a próxima semana faço mais! :p

Sem comentários:

Enviar um comentário