27 de janeiro de 2013

Menina no Forno e os mercados tradicionais


Olá Mary & Mom,
esta é uma comida dos alentejanos antigos e embora já poucos a façam e nem muitos a conheçam por esse Alentejo fora, é um prato muitíssimo popular nas casas de família da Vidigueira.

Já tinha tentado fazê-la algumas vezes sem grande sucesso mas desta vez, andava eu a passear-me no mercado quando vejo umas lindas fatias de abóbora-menina, carregadinhas de beta-caroteno, a chamar por mim. Pensei cá para mim: não é tarde nem é cedo... Informei-me devidamente sobre a receita junto das senhoras do mercado - é nos mercados tradicionais que mais se aprende, quer junto das vendedoras quer junto das clientes mais velhas - e lá deitei mãos à obra.
Desta vez parece-me que lá acertei no ponto. :)

Ingredientes:
  • 2 Kg de abóbora-menina
  • 6 dentes de alho
  • 3 ou 4 folhas de louro
  • 1 molho de coentros 
  • sal grosso q.b.
  • 5 colheres de sopa de farinha
  • 5 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
  • 100 a 150 mL de azeite
Modo de fazer:
1º) Corta-se a abóbora às falhinhas finas e dispõe-se num pirex ou num recipiente de ir ao forno, às camadas.
2º) Sobre cada camada de abóbora coloca-se um dente de alho picado, coentros picados e uma folha de louro.
Na camada do meio e na última camada coloca-se também um pouco de sal grosso.

3º) Num recipiente à parte faz-se um polme, não muito grosso, com farinha, vinagre e água quanto baste.
4º) A última camada de abóbora rega-se com azeite e com o polme de farinha e vinagre.
5º) Vai ao forno a 200ºC até ficar douradinho.
Acompanha bem pratos de carne ou peixe, e fica do melhor com "jaquinzinhos" fritos ou petingas fritas.
Bom apetite,
bjs Sophia.

4 comentários:

  1. Olá!
    Gostei muito desta sua sugestão e como ainda tenho algumas abóboras vou fazer esta receita. Que parece a ser bem deliciosa.
    Gostaria de saber se dá para fazer com qualquer qualidade de abóbora.
    Já vou estar a par das suas receitas uma vez que também já sou sua seguidora, muito boa sorte.

    Beijinhos. Sobremesas de Domingo.

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria!
    Esta receita faz-se tipicamente com abóbora-menina pelo seu sabor adocicado e característico. Nunca experimentei fazer com outros tipos de abóbora, mas acho que nisto da culinária a imaginação vale tudo. Porque não? :)
    Beijinhos
    Sophia

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito deste blogue!...

    É caseiro e acolhedor. Faz-me sentir em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel.
      Muito obrigada. É mesmo esse o objectivo. :)
      Beijinhos,
      Sophia.

      Eliminar