9 de janeiro de 2013

Lombos de Salmão Grelhado no fogão com Molho de Oregãos à Jamie Oliver


Hi Sophia & Mary,

Os grelhados estão normalmente associados ao exterior, seja varanda ou jardim e aos grelhadores de brasas, a gás ou elétricos, não é?
Pois bem, ao arrepio desta associação, esta receita foi preparada na cozinha, sobre o fogão e, como correu bastante bem, aqui fica.
Ora, vamos começar pelo princípio, como deve ser. 
Como todos gostamos de salmão, cá em casa, com alguma frequência compro um salmão inteiro, sendo certo que vem sempre feito em pedaços para casa. 

Desta vez, mandei separar a cabeça e fazer 2 filetes grandes a todo o comprimento junto à espinha. Não pedi para lhe tirarem a pele e mandei cortar os filetes transversalmente, em lombos.
Depois, em casa, arranquei-lhe todas as espinhas (aquelas que se vêm, na foto, ao meio da tira do salmão) e deitei-lhe umas pedras de sal e umas gotas de limão.

Revesti a  parte superior do grelhador de ferro com  folha de alumínio, para facilmente o substituir se ficasse algum peixe agarrado, quando estivesse na hora de virar os lombos, e coloquei-o ao lume até estar bastante quente.
Entretanto sequei o peixe muito bem com papel de cozinha e pu-lo a grelhar com a pele para baixo.

Quando os lombos ficaram cozinhados até, mais ou menos, 2/3 da sua altura descolei-os cuidadosamente com as mãos e a ajuda de uma espátula e virei-os para grelharem do outro lado - este processo não é rápido e exige paciência para não estragar o peixe.
 Enquanto acabou de grelhar preparei o azeite de oregãos à Jamie Oliver para regar o grelhado e as batatas cozidas com pele que o acompanharam. Fiz assim:
 Esmagando bem 1colher de sopa de sal e um bom punhado de oregãos num almofariz até fazer uma pasta e seguidamente juntando 1,5 dl de azeite e 1 colher de sopa de sumo de limão. Tudo bem misturado com uma colherzinha antes de deitar sobre o salmão.
Bons grelhados no fogão!

Beijinhos
Mom


2 comentários:

  1. Mas que belo pitéu!!!! Eu que nem sou dada à cozinha, morro de amores por estas comidinhas!!!!! Estou rendida a este blog!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Unknown. Ficamos felizes por ler estas linhas tão simpáticas :)
      Bjo

      Mom

      Eliminar