6 de dezembro de 2012

Tofu com shitake à Bulhão Pato


Olá Mary & Mom,

adoro agarrar numa boa receita tradicional portuguesa e transformá-la numa igualmente boa versão vegetariana.

 A receita de ameijoas à Bulhão Pato é um desses clássicos da cozinha tradicional portuguesa que resulta surpreendentemente bem com cogumelos e também com tofu.
 O tofu é um ingrediente muito usado a oriente. Originário da China, ele é obtido pela coagulação do leite de soja, tendo um aspecto e consistência semelhantes a um queijo fresco.
Daí também a sua alcunha de "queijo de soja".
 A ocidente o tofu tornou-se popular entre os vegetarianos por ser uma boa fonte de proteína de elevada qualidade e de origem vegetal.
O tofu tem um paladar muito neutro, ao contrário das ameijoas frescas, pelo que, antes de o cozinhar costumo sempre colocá-lo a marinar, mesmo que seja por pouco tempo.
Desta vez decidi juntar os dois ingredientes e fiz a receita com tofu e cogumelos shitake frescos assim, se a receita original constitui um petisco ou uma boa entrada, esta receita pode bem ser o prato principal de uma refeição vegetariana.
Precisam de:
  • 250g de tofu (usei tofu biológico da seara)
  • 200g de cogumelos shitake frescos (ou secos, previamente demolhados)
  • sumo de 1 limão
  • 1 molhinho de coentros
  • 100 mL de azeite bom
  • 3 dentes de alho
  • sal e pimenta branca q.b.
  • alho em pó q.b.
Cortem o vosso tofu em cubinhos ou tiras com um dedo de espessura e coloquem-no a marinar no sumo de 1 limão, sal, pimenta e uma pitada de alho em pó. Deixem-no assim pelo menos durante meia hora.
 Entretanto, lavem e arranjem os cogumelos, separando o pé do chapéu e cortando o pé em rodelas.
No fundo de um tacho coloquem o azeite e os dentes de alho picadinhos e levem ao lume até alourar.
Quando o alho estiver louro acrescentem os pés dos cogumelos shitake em primeiro lugar, porque demoram um pouco mais a cozinhar.
De seguida acrescentem o tofu, reservando a marinada, depois os chapéus dos cogumelos e então, os coentros picados e sal e pimenta a gosto. Tapem o tacho e deixem cozinhar durante uns minutos.
Quando estiver quase pronto adicionem a marinada do tofu, isto é, o sumo de limão temperado com sal, pimenta e alho em pó e deixem que ferva um minutinho.
Atenção: nem os cogumelos nem o tofu precisam de muito tempo para ficarem cozinhados, por isso vigiem o tacho.
Serve-se como prato principal acompanhado de um arroz solto.
Bom apetite.
Beijinhos,
Sophia.

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