30 de dezembro de 2012

Polvo à Lagareiro (o melhor do mundo e arredores)


Hi Sophia & Mary :)

Costuma dizer-se que "presunção e água benta, cada um toma a que quer" e no caso deste prato eu sempre fui muito presunçosa.

Durante muito tempo não encontrei nenhum Polvo à Lagareiro melhor que o meu e no dia em que encontrei um, corrigi a minha receita. Ganhei no prato o que perdi em vaidade!

Já vos disse que nunca cozinhei um polvo que tivesse ficado rijo e já os tenho cozinhado bem grandes, como o de hoje que tinha 5kg e não me cabia na panela de pressão.

Ingredientes:

2kg  Polvo, (+- 400g. por pessoa)
2 cabeças de alhos, descascados e laminados (3 dentes por pessoa)
2dl azeite 
Pimenta branca ralada na hora
1 raminho de manjerona

Preparação:

Colocar o polvo ainda congelado em 1 litro de água na panela de pressão a cozinhar durante 20 minutos depois do pipo começar a apitar.
Depois de cozido separamos cada uma das oito pernas e limpamos a cabeça cortando-a às tirinhas.
Seguidamente colocamos tudo numa travessa para ir ao forno, coberto com os alhos , a manjerona e o azeite.
No forno a 200ºC durante 20 minutos fica pronto. É importante que ganhe cor de assado e fique com umas pontinhas crocantes.

Acompanhamos com batatas assadas a murro regadas com um molho excelente feito por um primo, que partilharei um dia destes.

Love
Mom




Sem comentários:

Enviar um comentário