19 de dezembro de 2012

Lombinhos de Porco no Forno




Hi Mary & Sophia,


Lembro-me de comprar numa charcutaria fatias fininhas de lombo assado, como quem compra fiambre fatiado, para comer com pão e nessa altura questionava-me porque motivo aquela carne não era sequíssima quando não tinha molho nenhum. 
Pois é, à medida que fui crescendo e cozinhando percebi que bastam alguns cuidados para que a carne não fique seca, mesmo que seja cozinhada - como é o caso destes lombinhos - sem molho.

Ora bem, para que a coisa corra bem há que cuidar sobretudo que no processo de assadura ela não perca os seus sucos internos, assim:

1º. - É preciso selar a carne, ou seja, fazê-la ganhar cor (que é como quem diz crosta) rapidamente, metendo-a no forno já bem quente;
2.º- Quando termina a assadura, retira-se do forno e deixa-se repousar, não se trincha logo imediatamente para não perder os sucos que tentamos preservar.


Ingredientes:

2 lombinhos de porco
3 dentes de alho esmagados
1 colher de sopa de massa de pimentão
1 colher de sobremesa de sal
1 raminho de alecrim
1 dL de vinho moscatel
sumo de 1 laranja

Preparação:

Começo por fazer uma papa com os temperos, que podem ser estes ou outros (há muitas hipóteses de tempero que ficam excelentes) e barrar os lombinhos, que devem ficar num recipiente tapado, no frigorífico durante pelo menos 1 hora. Cá em casa ficam sempre uma noite, se são para fazer para o almoço, ou um dia se são para fazer para o jantar, ou seja, sempre 12 horas!

Antes de os colocar no forno, aqueço-o a 200ºC. Coloco a carne a assar sem o molho da marinada. Durante 20 minutos volto a carne 2 vezes para selar toda à volta e seguidamente adiciono-lhe o molho (a que adicionei mais um pouco de moscatel e uma colher de sopa de banha, tapo-a com um papel de alumínio e mantenho-a no forno mais 30 minutos com  a temperatura a 160ºC.

Depois retiro-a do forno e deixo-a repousar por 10 a 15 minutos antes de a fatiar.

E pronto, pode servir para uma refeição com aquele molho gostoso para regar as fatias no prato ou para fazer umas belíssimas sandes para os lanches ;P

Bon apetit!

Mom



Sem comentários:

Enviar um comentário