24 de novembro de 2012

Lulas com natas


Olá Mary & Mom,


esta receita tem muitos anos na nossa casa. Foi-nos ensinada por uns vizinhos, que já não são nossos vizinhos, mas ainda são muito nossos amigos e que entre outras coisas têm connosco em comum o interesse pela culinária e pela boa mesa.


 Ora nesses longínquos anos 80, quando eles moravam mais perto e ainda não havia Mary tínhamos por hábito juntar-nos todos os fins-de-semana para fazer alegres tertúlias e para a comesaina.


 A nossa vizinha tinha uma forma de bolo em forma de coração, que era uma coisa muito à anos 80 e fazia bolos em forma de coração todos os fins-de-semana e todos os santos fins-de-semana cantávamos os "parabéns" e comíamos bolo...


 Devo a estes amigos tão grande gosto pela culinária, não só por terem tornado evidente que na cozinha, a comer, a fazer e a conviver se criam momentos de felicidade, mas também porque me ofereceram o meu primeiro livro de cozinha nesse longínquo ano de 1985.


 Foi nestas tertúlias que experimentámos uma série de novas receitas entre elas esta, óptima, económica e facílima.


Precisam de:

  • 600g de lulas limpas congeladas
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • cerca de 100 mL de azeite
  • 200 mL de polpa de tomate
  • 200 mL de natas
  • sal e pimenta branca q.b.
Prepara-se um refogado com a cebola e o alho picados e o azeite.
Quando a cebola começa a alourar acrescenta-se a polpa de tomate e deixa-se cozinhar durante cerca de 5 minutos em lume médio.
Acrescentam-se as lulas cortadas às rodelas.
Deixa-se cozinhar no tacho destapado até as lulas começarem a branquear e com aspecto de já estarem cozinhadas. Isto não demora mais que alguns minutos.
Acrescenta-se um pouco de pimenta branca e as natas e deixa-se cozinhar mais um pouco.
Rectifica-se o sal e apaga-se o lume.
Serve-se com arroz branco soltinho e umas verduras a gosto.

Bom apetite,
bjs Sophia.

Sem comentários:

Enviar um comentário