21 de outubro de 2012

Conserva das Azeitonas da Oliveira da Minha Horta


Hi!

Uma horta também é o "sítio onde medram as raízes" do que plantamos na terra e na vida.

Quando plantámos a nossa oliveira, há mais de uma dezena de anos, a opção foi apenas estética. Plantámos uma oliveira, mas podia ter sido uma laranjeira ou uma outra árvore.

Hoje, quando ela se enche de flores, o candeio, em cada ano, depois de pequenas azeitonas e a seguir de azeitonas verdes que quando amadurecem ficam pretas... fico contente por termos escolhido a oliveira!

Estes frutos pequeninos que demoram um ano a criar-se são riquíssimos. São estes que depois de maduros dão o azeite quando prensados. 
As nossas azeitonas estavam belíssimas no final de Junho.
Em agosto já estavam um pouco maiores ...


 Mas recolhemo-las apenas no final de outubro, porque não são para produção de azeite, são para comer e 
nós gostamos delas verdes!

Depois de colhidas, pisámo-las isto é, fizemos estalar, uma a uma,  batendo-lhes com uma pedra.

A seguir foram durante uma semana para um pote com água. Água que trocámos diariamente, para perderem o sabor amargo que as caracteriza.

Agora que já perderam o sabor amargo e aquela cor verde-vivo que tinham na árvore, vamos temperá-las com sal, alhos, louro e limão às rodelas, durante dois dias.


Estão temperadas. Agora cobrem-se com água, tapamos o pote e podemos começar a comê-las daqui a uma semana.
Adoramos!


Beijocas
Mom


2 comentários:

  1. São as primeiras azeitonas da época. Como levam uma forte pancadinha, tornam-se mais fáceis de temperar porque a acidez esvai-se mais rapidamente nas mudanças das águas. São estas as famosas azeitonas pisadas, no Alentejo ou azeitonas britadas, no Algarve. Mais tarde, virão as azeitonas talhadas ou de facadinha que antecedem as azeitonas de conserva, mais duradouras e que iremos comê-las ao longo de vários meses. Desculpem, mas perante certas imagens, não resisto a transmitir estas curiosidades da nossa cultura regional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito importante esta informação que valoriza e enquadra o processo de tratamento das melhores azeitonas - as genuínas azeitonas verdeais (as pisadas) e pretas (que são talhadas).
      Muito obrigada LM!
      Mom

      Eliminar