2 de setembro de 2012

Torta de Limão (da tia Rosinda)

Hi Mary & Sophia!
Temos na memória algumas férias de praia e fins de semana num grande grupo de família, na casa grande de uma prima no Algarve, quando a praia e as refeições que fazíamos juntos eram uma festa!

A cozinha enchia-se para a preparação do repasto mas as refeições eram invariavelmente cá fora ao ar livre. Os nossos filhos eram todos pequenos e à parte das brincadeiras loucas, as sobremesas eram a parte mais bem-vinda.

Num destes almoços ou jantares foi à mesa esta sobremesa - Torta de Limão. A Torta foi feita pela tia Rosinda que nos deu a receita que hoje repeti e levei à mesa, porque havia crianças também...

Ingredientes para a torta:
  • 6 ovos
  • 250g de açucar
  • 125g de farinha

Ingredientes para o recheio:
  • 0,25l de leite
  • 1 colher de sopa de farinha maizena
  • raspa de 1 limão
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 1 gema roubada aos ovos da massa

Modo de fazer:

Começar pelo recheio. Numa caçarola pequena juntar todos os ingredientes. Depois de bem misturados levar ao lume até ferver e ficar bem cremoso e espesso. Retirar do lume e deixar a arrefecer.

Agora a massa do bolo. Numa tigela bate-se  5 gemas com o açúcar até ficar a massa esbranquiçada. Junta-se seguidamente as claras em castelo alternadamente com a farinha.

Forra-se o tabuleiro do forno com papel vegetal, unta-se com margarina e polvilha-se com farinha, verte-se sobre ele a massa e espalha-se com uma espátula. Vai a cozer no forno a 180ºC durante 10 minutos.

Coloca-se o bolo numa superfície lisa e verte-se sobre ele o recheio, tendo o cuidado de o concentrar mais junto ao lado por onde começaremos a fazer o rolo.

Enrola-se sobre si mesmo dando forma à torta com a ajuda do próprio papel vegetal e polvilha-se de açúcar.

Porque "Amor com amor se paga" é um bom doce para oferecer a quem se ama.

Love
Mom

Nota: Sendo doce não é do grupo dos mais calóricos porque não tem adição de gorduras!




Sem comentários:

Enviar um comentário