19 de setembro de 2012

Folhados de Pato

Hi Mary & Sophia,

Há refeições que nunca esqueceremos. Pelo contexto, pelo repasto, pela companhia, não sei, talvez seja o conjunto... no entanto fica muitas vezes a memória do prato.
Guardo algumas dessas na lembrança pela satisfação que me dá recordá-las.

Há muitos anos num almoço de amigas, em Lisboa, daqueles rápidos mas que se querem elegantes, fomos por sugestão de uma delas a um restaurante na Av. de Campo Grande, onde comi um folhado de pato excelente acompanhado de uma salada  e decorado com physalis.

Vou fazer então o folhado de pato.

Um folhado destes pode ser servido como entrada ou refeição ligeira se convenientemente acompanhado. Pode ser servido frio ou quente, neste caso com uma nota, o reaquecimento tem que ser breve e com a temperatura muito elevada, para não matar o folhado.

Ingredientes:
  • 450g de massa folhada congelada (1 pacote), que descongelei enquanto preparei o recheio 
  • 1/4 de pato - coxa, cozido e desfiado
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 125 ml de leite
  • 1 colher de sobremesa de amido de milho - farinha maizena
  • 1 ovo batido para pintar os pastéis
Preparação:
1-  Numa frigideira cozinhar a cebola e o alho no azeite e adicionar a carne até absorver o molho e ficar desfeita, com a ajuda da colher de pau.
2-  Verter então o leite com a farinha maizena misturada e continuar a mexer até ficar um creme macio e sem molho.

3-  Arrefecer o creme antes de rechear os pastéis, porque a massa folhada não se dá bem com nenhum encosto quentinho, começa imediatamente a ficar mole e a pegar-se-nos às mãos.


Notar que a massa folhada tem uma confeção demorada pelo que só vale a pena fazê-la quando estão em causa refeições para um número maior de pessoas. Hoje fiz apenas 5 folhados pelo que usei um daqueles pacotes de massa folhada congelada, que trazem a massa já partida e tudo, nem foi precisa farinha na bancada nem rolo de massa para esticar a massa nem faca para cortar as tiras.
4. Ligar o forno no máximo e forrar o tabuleiro com uma folha de papel vegetal.

5. Depois de colocar uma colher generosa de recheio em cada tira de massa apertar o pastel todo  à volta do recheio, a 2 centímetros da extremidade.
6. Transferir os pastéis para o tabuleiro, pintá-os com o ovo e pô-los no forno durante 25 minutos.

Bonitos, não ?
Bom apetite!


Beijocas,
Mom

Sem comentários:

Enviar um comentário