16 de setembro de 2012

Conservar o Melhor Tomate para o Inverno - Doce de Tomate à antiga


Hi Mary & Sophia,

Esta é a 2ª publicação sob este título.

Vamos então conservar tomate, desta feita, fazendo uma compota com o sabor da que se fazia na cozinha da casa da minha infância.
Um sabor que era emprestado por uma "boneca".

Perguntam vocês o que é uma "boneca"? Pois bem, vou contar.

A "boneca" era feita com um quadrado de pano branco com 10 cm de lado no centro do qual se colocava um montinho de erva doce (+- 1 colher de sopa), depois uniam.se as pontas e apertava-se a erva doce formando uma bolinha que se atava com uma ponta de linha branca para as semente não fugirem - eis a "boneca"!

Pelamos e partimos 2 kg de tomate que colocamos ao lume numa panela com uma "boneca" de erva-doce até perder a maior parte da água e ficar praticamente seco (2 horas)




Depois de estar quase seco adiciono peso e adiciono igual quantidade de açúcar, neste caso 1kg.

Volta ao lume por mais 2 horas.




E finalmente está feito.


 Agora, depois de arrefecer um pouco, vertemos a compota nos boiões de vidro previamente fervidos e secos e deixo arrefecer de tampa para baixo.

Estes 2 boiões são para o inverno.

Se me apetecer doce para comer agora faço-o da mesma forma, mas basta-me adicionar metade do açúcar e não precisa ferver tanto tempo...



Esta taça de doce é para comer com queijo de ovelha fresco ou curado, a mim tanto se me dá!

Love,
Mom

Nota: Ainda voltaremos ao tema " Conservar o melhor Tomate para o Inverno"

Sem comentários:

Enviar um comentário