26 de setembro de 2012

Compota de mirtilhos com rum



Olá Mary & Mom,

decidi fazer um último gelado para dizer adeus ao Verão.
É uma repetição do gelado de iogurte com compota de framboesas que já publicámos aqui no blogue, mas hoje não tinha framboesas em casa e sim uma caixinha de mirtilhos que já estava a expirar, de modo que adaptei a receita.

A inspiração do rum advém de os mirtilhos estarem já com um aspecto um pouco murcho. Pensei em demolhá-los em água mas calculei que perderiam ainda mais a graça.
Lembrei-me então que tinha no armário uma garrafa fechada de "alegria-das-Caraíbas" e decidi alegrar os mirtilhos dando-lhes um banho de rum.

Obtive uma compota muito interessante que acabei depois por misturar no gelado de iogurte.

Precisam de :
  • 125g de mirtilhos
  • 125g de açúcar amarelo
  • 150 mL de rum branco (aproximadamente)
Como vos contava, os mirtilhos estavam murchinhos e portanto lavei-os em água, escorri o excesso e demolhei-os no rum durante uma meia hora.

Numa panela pequena coloquei o açúcar, os mirtilhos escorridos sem grande cuidado e uma colher de sopa de rum.

Deixei ficar em lume brando, inicialmente com a panela tapada para reter os sucos da fruta que dissolvem o açúcar e depois com a panela destapada para deixar evaporar o excesso. Apaguei o lume ao fim de uns 40 minutos, quando já estava com aspecto de doce, com uma textura mais espessa.
Usei-o todo na confecção do gelado de iogurte com compota. Bem... tirei uma colherita para barrar uma bolacha. Comprovei que estava bom.

 Bjinhos Sophia

Sem comentários:

Enviar um comentário