30 de setembro de 2012

Compota de Figos

Hi Mary & Sophia,

Recebi uma oferta belíssima de figos que me fizeram lembrar o tempo em que a prima São tinha aquela  maravilhosa casa algarvia onde se secavam figos na açoteia e se faziam queijos de figo com uma massa preparada nuns tachos grandes onde uns braços de homem eram bem vindos para aquela tarefa terrível de mexer e remexer com uma enorme colher de pau...

Demasiados, estes figos, para ir comendo frescos...  pedi ajuda aos nossos amigos no facebook para umas ideias para os conservar. Entre fazer figos secos e compota - sugestão de uma amiga, foram vaticinados para compota...

Socorri-me então do livro de receitas mais estragado da minha cozinha que é um a edição das Selecções dos Reader's Digest "Tesouros da cozinha Tradicional Portuguesa" e cá vai disto.




Lavei e sequei 1 kg de figos.
E embora o original da receita mandasse usá-los inteiros, eu tive que parti-los ao meio e com a ponta de uma faca de bico tirar os bichinhos que alguns tinham...

No tacho onde iria fazer a compota coloquei os figos e 650g. de açúcar.


Envolvi bem e ficou a repousar por uma noite (3 horas é o limite mínimo).


Depois foram para o fogão onde cozinharam durante aproximadamente 90 minutos, até terem a textura de uma geleia.

Ficou excelente.
Se me ofereceram outra dose grande de figos vou conservá-los secos!

Beijocas,
Mom

Sem comentários:

Enviar um comentário