25 de setembro de 2012

A Cozinha do Estudante


Imagem de: http://br.photaki.com/pictures-inoxidavel-p1

Olá Mary e amigos estudantes :)

  Pensei que seria proveitoso fazer algumas considerações sobre o material que devem ter nas vossas cozinhas, tendo em atenção que a maioria dos estudantes deslocados das suas casas fica instalado em residências, quartos alugados ou casas alugadas a dividir com outros colegas, quase sempre com cozinhas muito básicas e sem grandes luxos.

  Mesmo que não sejam dados a grandes cozinhados é conveniente que tenham: uma tesoura para cozinha, uma faca de serrilha (para pão) e um faca para descascar e cortar, uma frigideira pequena, um tacho e uma panela de tamanho pequeno, de preferência anti-aderentes, duas colheres e um garfo de pau. Uma saladeira de tamanho médio ou um alguidar de plástico também poderão ser úteis para misturar alguns ingredientes e, já que falamos de plásticos, sugiro que requisitem às vossas mães três ou quatro caixas plásticas com tampa, vulgo tupperware, que vos vão dar muito jeito. Uma meia dúzia de panos de cozinha também é capaz de vos fazer falta.

 Em termos de electrodomésticos sugiro que peçam de prenda de Natal às vossas avós e tias que gostam de oferecer meias e cuecas todos os anos, uma varinha mágica e um microondas. Não, não é pedir muito: comprei o meu primeiro microondas há cerca de 10 anos por 30 euros e o mesmo se pode dizer da varinha mágica, que ainda dura... Se o microondas vier com grill até estão cheios de sorte.
Espero ainda que tenham um cantinho de frigorífico e de congelador, para não ficarem limitados a comer só enlatados e bacalhau.

 No que diz respeito a ingredientes básicos parece-me que o melhor é apostar nos alimentos secos e enlatados, porque se conservam durante muito tempo e são em geral económicos: leite de pacote ultra-pasteurizado, natas, conservas de atum, cavalas ou sardinhas, de cogumelos, grão ou feijão. As batatas, os alhos e as cebolas também se aguentam bem na despensa desde que em local arejado e ao abrigo da luz. O mesmo se pode dizer das massas, do arroz e dos frutos secos. Tenham ainda alguns temperos básicos na despensa: sal grosso, pimenta, orégãos, piri-piri, ou outros que gostem.

 É do que me lembro, por enquanto. Se tiverem outras ideias ou sugestões estejam à vontade para as expor aqui.

Bjinhos Sophia

Sem comentários:

Enviar um comentário