22 de agosto de 2012

Salada de pimentos assados


Olá Mary & Mom :)

Como sabem, nesta altura, há muitos e bons pimentos.
O pimento é o fruto de uma planta pertencente à família das solanáceas (onde também se incluem as beringelas, os tomates, a batata, o tabaco, etc) e ao género Capsicum, sendo parente próximo das várias espécies que originam o piri-piri, sendo o seu fruto, no entanto, mais doce e menos picante que o destas últimas.

Achei que era boa ocasião para publicar esta receita tão apreciada no Alentejo para entrada e acompanhamento de pratos diversos. Nós gostamos especialmente a acompanhar um bom peixe fresco grelhado.

Fazemos a nossa salada com:
- 1 pimento vermelho e/ou 1 pimento verde
- Azeite bom
- Sal grosso ou flor de sal a gosto
- orégãos
- vinagre de vinho branco
- 1 ou 2 dentes de alho

Começamos por assar os pimentos.
Quem tem fogão a gás pode assá-los no bico do fogão, quem não tem pode usar um grelhador eléctrico ou assá-los nas brasas do carvão, antes do peixe. Deve ir-se virando o pimento para que asse bem de todos os lados.

De seguida, estando o pimento devidamente assado, remove-se a película exterior queimada, podendo passar-se por água corrente. 
Tira-se também o pedúnculo, as sementes e os veios brancos no interior do pimento.
Corta-se então o pimento em tiras mais ou menos finas.
Colocam-se as tiras de pimento num pires ou numa saladeira e temperam-se com alho picado, azeite bom (2 colheres de sopa), sal grosso (ou flor de sal), orégãos e vinagre, a gosto.
Misturem bem e está pronto a comer.
Bom proveito.
Bjs Sophia

Calorias: 80cal/100g

Sem comentários:

Enviar um comentário