11 de agosto de 2012

Lapas grelhadas (à moda dos Açores)

Olá Mary & Mom:)

Tal como prometido cá trazemos uma das maravilhas gastronómicas das praias de Portugal! Cá no continente é raro apanharmos lapas à venda nas peixarias ou mesmo em restaurantes e marisqueiras. Nas ilhas, pelo contrário, este gastrópode é comum à mesa e muito apreciado.

 Decidi trazer-vos a receita mais simples e, no entanto, deliciosa, de lapas: lapas grelhadas.

Vão precisar de:


Coloquem as vossas lapas numa chapa ou grelhador de fogão, todas viradas para cima.
Coloquem sobre cada lapa uma porção de manteiga, pouco maior que uma ervilha.
 Uma pitada de alho em pó sobre cada lapa.
 E uma pitada de pimenta branca moída ou meia colher de café de calda de pimenta em cada lapa (são 2 ou 3 gotas).
 O grelhador vai a lume brando até a lapa estar descolada da casca e a manteiga derretida. Isto demora menos de 5 minutos.
 Estão servidas umas deliciosas lapas grelhadas como se fazem nos Açores.

Segredo: Como já devem ter reparado usamos em quase todas as nossas receitas o alho fresco. Nesta receita é imprescindível que se use o alho em pó. As lapas têm um sabor muito suave e o alho fresco abafa totalmente o seu sabor natural. Outro ponto importante desta receita é o tempo de cozedura: é o mínimo para cozinhar a lapa, ou obterão lapas duras como sola de sapato! :p


Bom apetite.
Bjs Sophia

4 comentários:

  1. Humm! Mais uma delicia;sera que os Acoreanos ficam zangados se juntar sumo de limao ou paprika? Ou sera que estou a dar cabo da receita? Parabens pelo Blog. JF

    ResponderEliminar
  2. Olá JF!
    Acho que os açoreanos não se zangam :) Até me parece muito bem essa ideia das gotinhas de sumo de limão. Em relação à paprika, se for com a calda de pimenta da terra penso que é desnecessário uma vez que aquela já tem um sabor forte, se for com a pimenta em pó talvez... Faz o favor de experimentar em casa e de nos dar o feedback :)
    Obrigada e bjinhos.
    Sophia

    ResponderEliminar
  3. Boa noite! Sou neta de Maria Emília Cancella de Abreu, responsável pelo livro Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa das Seleções do Reader's Digest e foi com muita alegria que vi este livro na vossa lista de favoritos. Parabéns pelo blogue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite!
      Seja bem vinda à nossa "cozinha" e obrigada pelo seu comentário, que nos deu também muita satisfação. O livro Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa é uma das maiores ( se não a maior ) inspiração da nossa cozinha desde que me lembro.
      O primeiro exemplar reside na casa dos nossos pais, já muito velhinho, lido e relido e o segundo recebi-o de presente de aniversário, encontrado por um golpe de sorte numa feira do livro.
      Muito obrigada. :)
      Esperamos receber a sua visita muitas mais vezes.

      Sophia.

      Eliminar