21 de julho de 2012

Tarte de Chocolate Picante


Olá Mary & Mom :)

Hoje trago-vos uma sobremesa terrivelmente deliciosa e calórica. É só para comer uma vez por ano! Por isso mesmo fiz no meu aniversário para presentear os meus convidados.

 Encontrei-a num livro - Cozinha Vegetariana (vide bibliografia no nosso perfil) - e comecei a fazer a minha própria versão.

 Ingredientes:
  • 1 rolinho de massa quebrada fresca
  • 2 ovos batidos e 6 gemas
  • 70 g de açúcar amarelo
  • 370g de chocolate preto (verifiquem na lista de ingredientes se o cacau surge em primeiro lugar)
  • 1 colher de chá de óleo de piri-piri (poderão fazê-lo em casa abrindo uma ou 2 malaguetas secas e colocando as sementes no óleo)
  • 250g de manteiga (sugiro Nova Açores)
  • açúcar em pó para polvilhar 
Preparação:
1- Antes de deitarmos mãos à obra quero dizer-vos que esta receita tem apenas e só um segredo: o chocolate deve ser sempre cozinhado a muito baixa temperatura. O mínimo possível para cozinhar e não adquirir um desanimador sabor a queimado.

 2- Comecem então por bater bem os ovos e as gemas com o açúcar.
3- Entretanto coloquem a vossa massa quebrada fresca na tarteira e piquem o fundo com um garfo.
4- Liguem o forno a 220ºC.
5- A massa deve cozer a esta temperatura durante cerca de 15 a 20 minutos, sem o recheio.
 Nota: recomendo já agora que leiam as instruções do fabricante da massa que comprarem relativamente a tempo de cozedura e temperatura.
6- Enquanto o forno aquece e a massa coze sem o recheio coloquem num tacho, ou em banho-maria, o chocolate a derreter com a manteiga e o óleo de piri-piri. Usem a temperatura mais baixa que a vossa placa permitir ou se têm fogão a gás recomendo o banho-maria, e vão mexendo de forma a que não cole nem queime e fique homogéneo.
7- Quando o chocolate e a manteiga formarem um creme homogéneo, retirem-no da fonte de calor e adicionem à mistura de ovos e açúcar, mexendo energicamente.Entretanto, a vossa massa já deverá estar quase cozida. Reduzam a temperatura do forno para 170ºC e tirem a tarteira com a massa.
8- Vertam o creme de chocolate sobre a massa de tarte semi-cozida e voltem a levar ao forno durante 10 minutos, a esta temperatura.
9- Retirem a vossa tarte do forno e polvilhem-na com açúcar em pó.

E aí está ela, pronta a servir!

Bjs Sophia


2 comentários:

  1. Hummmm...que aspeto apetitoso. Pena não estarmos ai para rapar os tachos. Parabens! Vizinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na vossa próxima visita faremos uma destas, "vale"?
      Bjos
      Mom

      Eliminar