22 de junho de 2012

Salmão no forno com batatinhas




Olá Mary & Mom :)


 Tinha umas batatinhas tão boas do cabaz "á mão de semear" que andei aqui às voltas a pensar como lhes poderia fazer justiça. Decidi lançá-las ao forno com um peixinho. Como só tinha postas de salmão, foi mesmo assim...

Ingredientes:
  • 500g de batatinhas para assar (com casca)
  • meia lata de tomate pelado em pedaços
  • 500g de salmão à posta
  • 2dL de vinho branco
  • 2dL de azeite
  • 1 cebola às rodelas
  • 3 dentes de alho inteiros
  • 1 colher de chá de azeite picante por cada posta de peixe (quando a minha planta começar a dar malaguetas logo vos ensino como se faz)
  • 2 folhas de louro
  • 1 molhinho de salsa picada
  • sal grosso qb
Preparação:
1-  Pré-aquecer o forno a 180ºC.
2- Colocar as postas de salmão no fundo de uma assadeira e barrá-las com o azeite picante. 3- Dispor a cebola às rodelas sobre o peixe. Dispor as batatinhas com casca, bem lavadas, à volta das postas de salmão.

 4-De seguida colocar as folhas de louro, os dentes de alho e o tomate aos cubos sobre o peixe. Regar com o azeite e com o vinho e polvilhar com a salsa picada e sal grosso.
 5 - Coloqcar a assadeira no forno e dar-lhe pelo menos 45 minutos para o peixe e as batatas cozinharem convenientemente e os sabores se misturarem.

 Bom apetite.
 Bjinhos, 
 Sophia

5 comentários:

  1. Olá Teresinha. Aqui vai a receita dos Tacos al Pastor:

    Para o adobe:
    1kg de porco fatiado em febras muito fininhas
    10 chilis passilla
    10 chilis guajillo
    Meia cabeça de alho pelada
    1/4 litro de vinagre branco
    5 cravos
    1/4 de colher de cominhos

    Para O adobe:
    Retirar as sementes e o pé dos chilis. Logo, como os chilis geralmente estão secos, colocar os chilis num recipiente com água quente durante uns cinco minutos, quanto muito. Depois colocar o vinagre num tacho a lume médio e adicionar os chilis já hidratados. Deixar cozinhar até que os chilis fiquem mais brandos mas sem ferver o vinagre (uns 2/3 minutos). Adicionar as especiarias e o alho e moer tudo. Continuar a cozinhar depois de moido a fogo lento, e mexendo para evitar que se pegue. Adicionar um pouco mais de vinagre se necessario. Neste momento começam a notar-se os aromas dos chilis e o adobe deve estar como uma pasta grossa. Deixar arrefecer.

    Quando estiver frio, untar os filetes de porco com o adobe e colocar num prato um filete em cima do outro de forma a fazer uma pilha de filetes de porco. Colocar no frigorifico durante pelo menos 6 horas. Logo pegar na pilha de filetes e colocar no forno a fogo baixo para assar-se levemente (150graus, 10minutos). Depois retira-se do forno e corta-se em tirinhas muitos delgadas (tipo as tirinhas dos kebabs arabes). Depois de estar tudo em tirinhas, fritar estas tirinhas num pouco de oleo de girassol.

    Agora, para servir tens que cozinhar mais estas coisas: tortilhas, molho mexicano vermelha ou verde, ananas, E cebola picada com coentros.

    Para as tortilhas:
    Farinha de milho branco. Misturar com agua e amassar até que a massa não se pegue às mãos. Fazer um bolinha de massa tamanho de uma bola de ping pong. Pressionar a bolinha de massa entre duas peliculas de plástico (para não se pegar). Podes usar o fundo de uma garrafa para pressionar a bolinha de massa.

    Assim obtens uma tortinha como uma pizza pequenina. Nao deve ser muito grossa nem muito delgada. Cada tortinha tem que ser cozinhada. Para isso, aquecer uma sertā (sem nada de gordura) e colocar as tortilhas para que se cozam dos dois lados (têm que ficar suaves e nao muito tostadas).

    Para construir o Taco:
    Colocar um pouco da carne em cima da tortilha. Por cima adicionas um pouco de cebola picada, um pouco de coentros, umas gotitas de sumo de limão, um pouco de ananas (que podes fritar antes um pouco na mesma sertã onde fritaste a carne). E por cima de tudo vai um pouquinho de molho mexicano (salsa mexicana que também se pode fazer em casa).

    Portanto, para a salsa mexicana necessitas uns quatro tomates de bola, dois chilis serranos (que são verdes), um dente de alho ou dois. Numa sertã dourar os chilis e o tomate até que o tomate perca a pele e esteja bem cozido. Depois, tiras os pés dos chilis e as sementes se nao quizeres muito picante. De seguida
    Moer tudo numa 1/2/3. Depois fritar tudo com um pouqinho de óleo de girassol e temperar com um pouco de sal.

    E depois é comer com uma cerveja clara.

    Estes tacos são de porco, mas também há versões vegetarianas, com rajas (um chili que nao pica), De nopales ( um cato), que queijo com creme, de ovo.

    ResponderEliminar
  2. Lindo! Vamos copiar e dedicar-lhe uma página, sim?

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me de explicar que a carne, as tortilhas, o molho, o limão, a salsa mexicana, o ananas, a cebola picada e os coentros colocam-se todos na mesa. Cada pessoa vai construindo os seus proprios tacos e vai comendo consonate o gosto, acompanhado de cerveja.

    ResponderEliminar