25 de junho de 2012

Pão doce com figos e nozes






Olá Mary & Mom :)

Como sabem, este Natal ganhámos uma magnífica máquina de fazer pão!
 Apesar de vivermos numa zona em que tradicionalmente se faz muito bom pão, ficámos muito contentes com este presente, porque estávamos desejosos de fazer as nossas próprias experiências em casa. Ganhámos ainda a alegria de acordar todos os dias com a casa perfumada a "panito" quente :)

 Desta feita, decidi publicar uma experiência interessante e que nos correu muito bem: o pão de figos e nozes.
 Quem, como vocês não tem máquina de fazer pão, não tenha pena, porque toda a vida se amassou pão à mão e nunca daí veio mal ao mundo. Dá mais trabalho, sim senhor, mas enquanto se trabalha também se conversa, também se contam histórias, também se dão gargalhadas. Não é esta a verdadeira razão para gostarmos tanto de passar tempo na cozinha? ;)

Tenham à mão:
  • 500g de farinha para brioche (usámos uma de marca branca, mas também há da farinha Branca de Neve)
  • Meia chávena de miolo de noz
  • Meia chávena de figos secos
  • 1 colher de sopa de manteiga Nova Açores (pode ser outra, nós é que gostamos muito de lacticínios dos Açores cá em casa)
  • 275mL de água morna
 Para quem tem máquina de fazer pão, o ideal é seguir as instruções da própria máquina. Na nossa máquina faz-se assim:
 Coloca-se a água morna no fundo da tina, a manteiga amolecida (nesta altura basta ser à temperatura ambiente) e de seguida a farinha de brioche. Liga-se a máquina no programa básico ou em programa próprio para pães doces.

 Enquanto a máquina amassa os ingredientes preparamos os figos e as nozes que devem ser partidos à mão ou com uma faca, se preferirem. A nossa máquina emite um sinal sonoro na altura de adicionar os ingredientes extra e é nesta altura que adicionamos os figos e as nozes.

 Cerca de três horas e meia depois o pão está pronto :)
 Se chegarem a experimentar fazer esta receita à mão agradeço que deixem aqui o vosso lamiré.

 Bjinhos Sophia.

Sem comentários:

Enviar um comentário