30 de junho de 2012

Pão com tomate (à partido comunista espanhol)


Olá Mary & Mom :)

No outro dia fiquei a trabalhar até tarde e antes de me ir deitar deu-me uma daquelas fomes... Foi quando me lembrei de um episódio que me aconteceu nesses tempos em que era frequentadora assídua do maior e único "festival de Verão" que havia na altura: a festa do Avante! 

Pois, no último dia da festa, depois de encher a barriga de bons concertos deu-me uma dessas fomes... Já tinha rapado as últimas latas de sardinhas e não me sobrava uma migalha de papo-seco quando o camarada Álvaro Cunhal começou a discursar. 
Decidi dirigir-me ao partido comunista espanhol à procura de algum petisco de "nuestros hermanos", e é aí que fico a saber que, manda o preceito da festa do Avante que durante os discursos não se vendam comes nem bebes para não distrair a atenção dos camaradas de assuntos mais elevados. 

"Se isto correr como os discursos do Fidel..." pensei eu, "devo ter que provar um bocadinho de relva" - e devo dizer-vos que no terceiro dia a relva já não abunda!
- Compañera, no te lo vendo pero no te quedes con hambre! Aqui tienes un poco de pan, como se come en España!

Já não posso garantir que tenha sido exactamente por estas palavras, mas lá me safei, graças à simpatia e boa vontade da criatura.
 Não sei se foi da fome, se foi do apetite, mas soube-me tão bem, tão bem, que quando me dão estas fomes é logo do que me lembro é deste "panito" com tomate à partido comunista espanhol! Lol :)

Só precisam de:
  • 1 fatia de pão
  • meio tomate
  • orégãos
  • sal grosso
  • azeite bom

Esfreguem a metade do tomate na vossa fatia de pão para que solte os seus sucos.
Cortem o tomate às fatias e espalhem-no sobre o pão (acho que a receita espanhola original não leva as rodelas de tomate por cima; suponho que o meu ar esfomeado tenha originado esta inovação).
Borrifem com sal grosso e orégãos e reguem com um fino fio de azeite.

Buen provecho (ou coisa que o valha...)!

Sophia

1 comentário:

  1. "Pa amb Tomaquete" julgo que é assim que se escreve em catalão. Apenas devemos usar pão torrado, preferencialmente integral, e barrado com um dente de alho!
    Mom

    ResponderEliminar