26 de junho de 2012

Apanhar Flores de Tília para o Chá

Hello queridas Sophia & Mary :)

Cá em casa o "chá" é uma bebida indispensável e fazemos infusão com várias ervas e plantas desde que sejam bastante aromáticas.

Algumas produzimos na horta e outras apanhamos no domínio público, como é o caso da tília, que na nossa cidade não é aproveitada senão por gente como nós, que sobe às árvores se preciso for ;)

Esta tília serve para fazer um chá calmante, bom para tomar no inverno antes de dormir, mas também faz um bom refresco para as noites de insónia no Verão.

Apanha-se nas árvores do mesmo nome, com forma cónica, que são frondosas e muito cerradas de folhas verde-escuras em forma de coração, que florescem no final da primavera. As flores têm a forma de um cachinho amarelo preso numa folhinha verde- clara estreita. É justamente quando elas estão com a flor recém-aberta que devem ser colhidas para secarem e conservarem o perfume.

Estas flores são do passado fim de semana ....

Love
Mom


5 comentários:

  1. E a semente para que serve? pode me responder obrigada

    ResponderEliminar
  2. Porque eu tenho uma árvore de tília mas sempre pensei que fosse o grão que servia para faser o chá, agora gostaria de saber se também são utilizadas as folhas e incluso a semente pois tenho grandes problemas para dormir e gostaria de saber se é eficaz pode me responder obrigada

    ResponderEliminar
  3. Olá Irene ☺ sempre ouvi falar que o chá da flor (não folha nem semente) tem propriedades calmantes. Deixo aqui o link para uma pagina com mais elementos. Tente obter informação especializada para a sua insónia.
    http://br.innatia.com/c-cha-de-tilia-pt/a-beneficios-e-contra-indicacoes-de-tilia-3574.html

    Bj
    Mom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por me ter respondido então quer dizer que a folha e a semente não é bom para o chá '' porque eu sofro do estômago e tenho muitas dificuldades intestinal não diarreia ao contrário e tomo comprimidos para dormir será que se fizer a infusão de tília pode ser contraditória ? sou muito nervosa não resido em Portugal mas em França aquí también temos muitas árvores de tília mas agora estou indesisa se posso ou não beber a tisana. Mais uma vez agradeço a atenção dispensada.

      Eliminar